Dissertações
Aqui você encontrará as dissertações finalizadas referentes aos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Sertãozinho.
2024
RENATO LUIS PIVELLO
Amanda Ribeiro Vieira
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15152579
EDUARDO DE SOUZA PALMA JUNIOR
Amanda Ribeiro Vieira
DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA MULHERES DO IFSP
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15158543
LARISSA CRISTINA BARBIERI
Amanda Ribeiro Vieira
A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO OBJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15163934
PAULO OSNI SILVERIO
Nemésio Freitas Duarte Filho
ACOLHIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS FAMILIARES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15169363
AGUINALDO LUCIO DOS SANTOS
Márcio José dos Reis
A UTILIZAÇÃO DE UM VIVEIRO DE MUDAS COMO AMBIENTE PARA ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15177726
ELISANGELA VIEIRA ANDRADE
Márcio José dos Reis
TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS MEDITATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMINHO PARA FORTALECER A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA DE ESTUDANTES NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15235722
MARIANA BASSETTO PERES
Paulo Sérgio Calefi
SENTIPENSAR E AGIR A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL: UM OLHAR ECOSSISTÊMICO PARA A APRENDIZAGEM INTEGRADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15236173
LEANDRO PINTO SANTANA
Eduardo André Mossin
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E DESAFIOS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15236382
WILLIAN CAMPOS AMORIM
Riama Coelho Gouveia
(RE)PENSANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15236699
JULIANA APARECIDA LEITE BORGES
Paulo Sérgio Calefi
APRENDIZAGEM INTEGRADA DE QUÍMICA ANALÍTICA E RELAÇÃO COM O SABER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15281444
CECÍLIA SOUZA DE JESUS
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELABORAÇÃO DE UM GUIA ORIENTATIVO SOBRE TIPOS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO BASEADA EM PROJETOS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15302661
DANIELA DA SILVA SONCINI
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
MODELO CONCEITUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA FORMAL E PROPOSICIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15132822
2023
ALOISIO TADEU RODRIGUES DA SILVA
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
O potencial emancipador da literatura em um curso de formação on-line para Profissionais do Proeja: o que obras do Romantismo, Naturalismo, Realismo e Modernismo ensinam sobre politecnia, educação omnilateral e formação integrada
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13731803
RAFAELA CUNHA ARUTIM SANTOS
MARCIO JOSE DOS REIS
A REVOLUÇÃO DAS FLORES: PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM PARA ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE PROJETO DE VIDA SOB O VIÉS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13736585
FERNANDO LUIS KOCK
ANDRE LUIS DIAS
VEÍCULO GUIADO AUTOMATIZADO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13766569
RODRIGO MATHEUS SIQUEIRA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
PROJETO DE TRABALHO PARA APLICAÇÃO INTEGRADA DE CONTEÚDOS EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE OLÍMPIA
RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS ZANATA
RIAMA COELHO GOUVEIA
LITERATURA COMO ESTRATÉGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS: PROPOSTA PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLNAR DE “O CORTIÇO”
ROBSON DE PAULA ARAUJO
OLAVO HENRIQUE MENIN
FORMAÇÃO DE ORIENTADORES DE INICIAÇÃO DE CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL DE ESTUDANTES
IVO DI CAMARGO JUNIOR
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
CURSO DE EXTENSÃO MOOC/MOODLE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA APREENSÃO DAS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SOB PERSPECTIVA BAKHTINIANA
RAFAEL STRAIOTTO MINDIN
EVA CRISTINA FRANCISCO
“MEU PRIMEIRO SINAL” COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS RELAÇÕES LABORAIS ENTRE SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA MEDIAÇÃO PELA EPT
MARCELO DIAS MARTINEZ
NEMÉSIO FREITAS DUARTE FILHO
O uso de infográficos interativos como ferramenta de acesso a informações para conscientização e acolhimento as estudantes travestis e mulheres transexuais nos campi do IFSP
RENATA DE OLIVEIRA PARNAIBA
EDUARDO ANDRÉ MOSSIN
O FUNCIONAMENTO DO ORÇAMENTO DA REDE FEDERAL E A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDÊ-LO PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
KARINA RUIZ ALVES MACIEL DE LIMA
Rodrigo Palucci Pantoni
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Fany Josefina dos Reis
Olavo Henrique Menin
Vacina e consciência cidadã na Educação Profissional e Tecnológica: oficina de vídeos didáticos para o Ensino Médio Integrado
GIULLIANA PANZER SOBRAL
Eduardo André Mossin
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO EADTEC
ANDREIA APARECIDA VIEIRA BELO FERREIRA
Rodrigo Palucci Pantoni
MODELAGEM DE LEITURA DE TEXTOS INJUNTIVOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
EMERSON MELLO DOS SANTOS
Nemésio Freitas Duarte Filho
O USO DO PODCAST PARA COMPREENSÃO DO PROJETO INTEGRADOR COMO FACILITADOR DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
2022
PAULO CESAR POSSAR
Eduardo André Mossin
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE UM QUIZ GAMIFICADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13263102
MARCUS VINICIUS ROESLER FRANCISCO
Rodrigo Palucci Pantoni
O Ensino de História Local e Cotidiana para Alunos na EPT: Uma Contribuição na Formação de Sujeitos Críticos para a Vida e o Mundo do Trabalho
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13262756
SILVANA SIMAO BARATTO
Olavo Henrique Menin
Oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” para a formação crítico-reflexiva de professores do ensino básico conforme preceitos da educação profissional e tecnológica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13263736
JACQUELINE PRISCILA LITCANOV
Nemésio Freitas Duarte Filho
MUITO PRAZER, PROEJA! – A VOZ DOS EXCLUÍDOS. PELA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À INSTITUIÇÃO ESCOLAR E PELA CULTURA À EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA.
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13263402
JANAINA AURELIANO SOARES
Márcio José dos Reis
PRÁTICAS DE LEITURA CONTEMPLATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CLUBE DO LIVRO VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13264073
LIVIA FERREIRA DE OLIVEIRA
André Luis Dias
PERCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DO CÂMPUS ITAPETININGA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11567712
YURI RIBEIRO MOLEIRO
Amanda Ribeiro Vieira
POPULAÇÃO MIGRANTE INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11567515
ANDRE VIESBA
Amanda Ribeiro Vieira
DEFICIÊNCIA VISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DE UM PODCAST EDUCACIONAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11566712
2021
ADELINE MARIA BORGES BRANCO GOMES
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10827561
CAMILO OLIVEIRA PRADO
ANDRE LUIS DIAS
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROPOSTA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11009730
DANIELA DE OLIVEIRA
RIAMA COELHO GOUVEIA
CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE FENÔMENOS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E PARA A INTEGRAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11235330
ELIEZER RICARDO DO NASCIMENTO
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO APLICADO NA EJA COM FOCO NA FORMAÇÃO OMNILATERAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11235241
ELUENE TAMARA COSTA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11234864
ELZAFRAN SANTOS SOUSA LOURENCO
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
CICLOS DIALÓGICOS: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DO PROEJA NO IFSP
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11234657
HOMERO ALBERTO GOMES DA SILVA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11235125
ISABEL CRISTINA DA SILVA
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
MULHERES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A “VISIBILIDADE” DO TRABALHO FEMININO COMO ESTÍMULO À PERCEPÇÃO E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248642
JOSE MAURICIO ORTIZ BATISTA
PAULO SERGIO CALEFI
ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA INTEGRADA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DE GRUPO COLABORATIVO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11308712
KELLER BATISTA DE SOUZA
RIAMA COELHO GOUVEIA
INCLUSÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POR MEIO DE VÍDEO INSTRUCIONAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10848860
MARIANA CALAON CRISCOLIN VIEIRA
ANDRE LUIS DIAS
Proposta de sequência didática para reflexão acerca dos conceitos da 4ª Revolução Industrial e sua implicação na sociedade
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11313451
MARLI DE FIGUEIREDO BEZERRA
RODRIGO PALUCCI PANTONI
FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248691
MICHELE RODRIGUES TEIXEIRA
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E JOGOS ELETRÔNICOS: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248802
SELMA AMARAL DE FREITAS
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
A LEITURA DE ROMANCES NA SALA DE AULA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E INTEGRAL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11081102
SIRLEI APARECIDA MACHADO DE OLIVEIRA
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
PROPOSTA DE ENSINO REFLEXIVA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE O DIREITO AO TRABALHO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11009733
SUSIANY MIRELA MACHADO
RIAMA COELHO GOUVEIA
PROJETO INTEGRADOR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10849018
TANELIA TAYSE DE SOUZA
EDUARDO ANDRE MOSSIN
O FUNCIONAMENTO DO ESTADO E A FORMAÇÃO INTEGRAL: O conhecimento sobre os processos de aquisições públicas como forma de promover e aplicar os princípios da Educação Profissional e Tecnológica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248864
THAISA CRISTINA DINIZ
PAULO SERGIO CALEFI
ROLE-PLAY COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248882
TIAGO FERREIRA FERNANDES
EDUARDO ANDRE MOSSIN
A poesia de Cordel na formação de leitores como estratégia de combate às fake news
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10849151
2020
ALESSANDRA VETORELLI PEREIRA
MARCIO JOSE DOS REIS
AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO INTEGRADA E A PRODUÇÃO DE GELEIA DE ACEROLA COMO EIXO TEMÁTICO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10816925
ANA CAROLINA STEFFEN FIGUEIREDO
MARCIO JOSE DOS REIS
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA PARA AGREGAR O ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS A UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO NA MODALIDADE PROEJA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10011313
ERIKA DE CASSIA LOPES SILVA
RODRIGO PALUCCI PANTONI
Proposta de Formação para Processo Inclusivo dos Alunos com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10311234
FABIO FERRITE LISAUSKAS
EDUARDO ANDRÉ MOSSIM
A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional: proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10264192
FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA
PAULO SERGIO CALEFI
INTEGRAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DO FILME CLUBE DE COMPRAS DALLAS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10796638
GUILHERME FRANCISCO LOPES
EDUARDO ANDRE MOSSIN
REFLEXÃO SOBRE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUÍDA A PARTIR DO ESTUDO E PRODUÇÃO DO GÊNERO MICROCONTO COM A TEMÁTICA DO TRABALHO
JANAINA DE SOUSA
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI
MEMÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA: ANÁLISE DOCUMENTAL E VISITA MUSEAL NO CONTEXTO DO PROEJA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10457690
JENIFFER FERNANDA FERREIRA DA SILVA DOS REIS
RODRIGO PALUCCI PANTONI
Expressões do Movimento Estudantil Secundarista no Ensino Médio Integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9788946
JOSIANE FERREIRA DOS SANTOS
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI
CINEDEBATE NO PROEJA: O CINEMA NACIONAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS SERTÃOZINHO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10291161
KARINA PRISCILA APARECIDA PINTO
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS EGRESSOS DO PROEJA NO CÂMPUS SERTÃOZINHO DO IFSP: UM RESGATE HISTÓRICO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10796241
LIVIA MARIA LOVATO
EDUARDO ANDRE MOSSIN
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORMATIVA PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10816965
LUCAS LUZ ADABO
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10796096
MARCELO SANTOS DAMIAO
OLAVO HENRIQUE MENIN/
Desenho técnico mecânico: utilização de massa de modelar na aprendizagem das vistas ortogonais visando à formação politécnica no Ensino Médio Integrado
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9789000
MARISA APARECIDA DA SILVA
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DOS ESTUDANTES
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10264575
PAOLA EDUARDA DE ARAUJO
OLAVO HENRIQUE MENIN
Sequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9788994
PRISCILA MARTINS DA SILVA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
Integração curricular em um Curso de Aprendizagem Industrial: desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre a Organização dos Poderes no Brasil
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10099510
RAFAELA GANDOLFI FRANZINI
MARCIO JOSE DOS REIS
A UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO INFORMATIVO PARA O DESPERTAR DA PRÁXIS DEMOCRÁTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSP CATANDUVA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10099154
ROSANA CRISTINA CANCIAN MAESTRO
OLAVO HENRIQUE MENIN
A contribuição do ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP) na formação omnilateral no Ensino Médio Integrado
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9788953
2019
AKITA, Tieko. Produção e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullyng em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica. 22 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 106 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848107
ANDOZIA, Maira Pincerato. Projeto interdisciplinar: Uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao Ensino Médio. 26 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 237 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7903880
ANDRADE, João Márcio Santos de. A formação do técnico em edificações no Ensino Médio integrado numa perspectiva omnilateral: Como a Geografia pode contribuir. 4 de julho de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 151 p.
- Baixe aqui o arquivo:: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7858581
DOMINGUES, Marcelo de Godoy. Histórias em quadrinhos e Ensino Médio Integrado: Possibilidades para a formação politécnica na Educação Básica. 30 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 173 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875680
FERNANDES. Andreza de Souza. As tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na Educação de Jovens e Adultos: Ferramentas de Consciência crítica e desenvolvimento acadêmico. 30 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 81 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848101
FERREIRA, Gislany Gomes. Sequencia didática com noções de direito da cidadania: contribuição para uma formação integral no Ensino Médio Integrado. 29 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 133 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7914691
FISCHER, Danilo. Criação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do Ensino Médio Integrado. 5 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 184 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875652
FREITAS, Priscila Cabreira de. Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do Ensino Médio Integrado. 5 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 151 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875682
JORGE, Josiane de Paula. Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. 30 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 112 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7903952
MARTINS, Franciane Simões. Interdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na Educação Profissional e Tecnológica aspirando a formação integral. 26 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 96 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848089
OLIVEIRA, Edgar Flávio de. O uso da música em EPT: uma oficina pedagógica no Ensino Médio Integrado. 13 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 144 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9092494
PEDROSO, Ivan. Educação Profissional e Tecnológica, Gênero e Sexualidade: uma sequencia didática para o Ensino Médio Integrado. 22 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 141 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848121
PINTO, Raquel Aparecida Roque de Barros. Integração Curricular e Formação de Professores: Limites e Possibilidades. 10 de outubro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 162 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875678
SILVA, Gisele Machado da. As necessidade informacionais de alunos do PROEJA: O uso de uma revista-guia no espaço escolar. 22 de outubro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 142 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7816151
SOUZA, Agata Nelza Gomes de. Comportamento informacional discente no Ensino Médio Integrado: a biblioteca como espaço de ensino não formal na Educação Profissional e Tecnológica. 12 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 216 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7904121
Redes Sociais