Dissertações
Aqui você encontrará as dissertações finalizadas referentes aos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Sertãozinho.
2024
RENATO LUIS PIVELLO
Amanda Ribeiro Vieira
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15152579
EDUARDO DE SOUZA PALMA JUNIOR
Amanda Ribeiro Vieira
DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA MULHERES DO IFSP
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15158543
LARISSA CRISTINA BARBIERI
Amanda Ribeiro Vieira
A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO OBJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15163934
PAULO OSNI SILVERIO
Nemésio Freitas Duarte Filho
ACOLHIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS FAMILIARES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15169363
AGUINALDO LUCIO DOS SANTOS
Márcio José dos Reis
A UTILIZAÇÃO DE UM VIVEIRO DE MUDAS COMO AMBIENTE PARA ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15177726
ELISANGELA VIEIRA ANDRADE
Márcio José dos Reis
TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS MEDITATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMINHO PARA FORTALECER A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA DE ESTUDANTES NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15235722
MARIANA BASSETTO PERES
Paulo Sérgio Calefi
SENTIPENSAR E AGIR A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL: UM OLHAR ECOSSISTÊMICO PARA A APRENDIZAGEM INTEGRADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15236173
LEANDRO PINTO SANTANA
Eduardo André Mossin
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E DESAFIOS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15236382
WILLIAN CAMPOS AMORIM
Riama Coelho Gouveia
(RE)PENSANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15236699
JULIANA APARECIDA LEITE BORGES
Paulo Sérgio Calefi
APRENDIZAGEM INTEGRADA DE QUÍMICA ANALÍTICA E RELAÇÃO COM O SABER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15281444
CECÍLIA SOUZA DE JESUS
Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ELABORAÇÃO DE UM GUIA ORIENTATIVO SOBRE TIPOS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO BASEADA EM PROJETOS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15302661
DANIELA DA SILVA SONCINI
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
MODELO CONCEITUAL PARA O ENSINO DE LÓGICA FORMAL E PROPOSICIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15132822
ISADORA MARTINS ALMEIDA
Paulo Sérgio Calefi
LUGAR DE ESCUTA COMO ESTRATÉGIA PARA O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: UM DIÁLOGO PARA ALÉM DOS MUROS DAS INSTITUIÇÕES
EDUARDO SANTANA DE TOLEDO
Eva Cristina Francisco
A TROMPA SOB A PERSPECTIVA MUSICAL DA EPT: PROPOSTA DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO
DANIEL APARECIDO MEDEIROS
Rodrigo Palucci Pantoni
SOCIALIZAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS TÉCNICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO PAULA SOUZA
CARLOS ALBERTO ROSA
André Luís Dias
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TRANFORMAÇÃO DIGITAL E A EPT
EDSON DOS SANTOS FARINASSO
André Luís Dias
Proposta de sequência didática para ensino de internet das coisas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica
EDER JOSÉ DA COSTA SACCONI
André Luis Dias
PROPOSTA DE UMA HACKATHON NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ULISSES LOPES DE SOUZA
Marcio José dos Reis
GERAÇÃO DE DADOS DE ATUAÇÃO DISCENTE EM NUVEM PARA DEMONSTRAÇÃO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
VANESSA BALBÃO FERREIRA
Riama Coelho Gouveia
ARTESANATO COMO TEMÁTICA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15695574
ARMANDO FERREIRA
Amanda Ribeiro Vieira
O PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA DE APOIO A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15707553
Delmo Lattari Junior
Nemésio Freitas Duarte Filho
ABORDANDO AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DO TRABALHO E A FORMAÇÃO INTEGRAL POR MEIO DA HQ - “LUDD E A EPT NO MULTIVERSO”.
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15830821
Douglas Ribeiro Nunes
Eduardo André Mossin
UMA FORMAÇÃO CIDADÃ: BASES CONCEITUAIS E JURÍDICAS SOBRE CIDADANIA, DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA APLICADAS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15730765
Adriana Cruz da Silva
Rodrigo Palucci Pantoni
O LUGAR DA MULHER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E NO MUNDO DO TRABALHO: AS VIVÊNCIAS DAS EGRESSAS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA DO IFSP
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15830883
Paulo Evaristo José da Silva
Rodrigo Palucci Pantoni
UM DESIGN EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS PAULISTAS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15830964
VILMA DE JESUS DA CONCEIÇÃO
Eva Cristina Francisco
A TRADUÇÃO NA LEITURA EM L2 PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=15831075
2023
ALOISIO TADEU RODRIGUES DA SILVA
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
O potencial emancipador da literatura em um curso de formação on-line para Profissionais do Proeja: o que obras do Romantismo, Naturalismo, Realismo e Modernismo ensinam sobre politecnia, educação omnilateral e formação integrada
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13731803
RAFAELA CUNHA ARUTIM SANTOS
MARCIO JOSE DOS REIS
A REVOLUÇÃO DAS FLORES: PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM PARA ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE PROJETO DE VIDA SOB O VIÉS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13736585
FERNANDO LUIS KOCK
ANDRE LUIS DIAS
VEÍCULO GUIADO AUTOMATIZADO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13766569
RODRIGO MATHEUS SIQUEIRA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
PROJETO DE TRABALHO PARA APLICAÇÃO INTEGRADA DE CONTEÚDOS EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS EM UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE OLÍMPIA
RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS ZANATA
RIAMA COELHO GOUVEIA
LITERATURA COMO ESTRATÉGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS: PROPOSTA PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLNAR DE “O CORTIÇO”
ROBSON DE PAULA ARAUJO
OLAVO HENRIQUE MENIN
FORMAÇÃO DE ORIENTADORES DE INICIAÇÃO DE CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL DE ESTUDANTES
IVO DI CAMARGO JUNIOR
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
CURSO DE EXTENSÃO MOOC/MOODLE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA APREENSÃO DAS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SOB PERSPECTIVA BAKHTINIANA
RAFAEL STRAIOTTO MINDIN
EVA CRISTINA FRANCISCO
“MEU PRIMEIRO SINAL” COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS RELAÇÕES LABORAIS ENTRE SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA MEDIAÇÃO PELA EPT
MARCELO DIAS MARTINEZ
NEMÉSIO FREITAS DUARTE FILHO
O uso de infográficos interativos como ferramenta de acesso a informações para conscientização e acolhimento as estudantes travestis e mulheres transexuais nos campi do IFSP
RENATA DE OLIVEIRA PARNAIBA
EDUARDO ANDRÉ MOSSIN
O FUNCIONAMENTO DO ORÇAMENTO DA REDE FEDERAL E A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDÊ-LO PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
KARINA RUIZ ALVES MACIEL DE LIMA
Rodrigo Palucci Pantoni
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Fany Josefina dos Reis
Olavo Henrique Menin
Vacina e consciência cidadã na Educação Profissional e Tecnológica: oficina de vídeos didáticos para o Ensino Médio Integrado
GIULLIANA PANZER SOBRAL
Eduardo André Mossin
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO EADTEC
ANDREIA APARECIDA VIEIRA BELO FERREIRA
Rodrigo Palucci Pantoni
MODELAGEM DE LEITURA DE TEXTOS INJUNTIVOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
EMERSON MELLO DOS SANTOS
Nemésio Freitas Duarte Filho
O USO DO PODCAST PARA COMPREENSÃO DO PROJETO INTEGRADOR COMO FACILITADOR DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
2022
PAULO CESAR POSSAR
Eduardo André Mossin
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM USO DE UM QUIZ GAMIFICADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13263102
MARCUS VINICIUS ROESLER FRANCISCO
Rodrigo Palucci Pantoni
O Ensino de História Local e Cotidiana para Alunos na EPT: Uma Contribuição na Formação de Sujeitos Críticos para a Vida e o Mundo do Trabalho
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13262756
SILVANA SIMAO BARATTO
Olavo Henrique Menin
Oficina didático-pedagógica com o filme “The Wall” para a formação crítico-reflexiva de professores do ensino básico conforme preceitos da educação profissional e tecnológica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13263736
JACQUELINE PRISCILA LITCANOV
Nemésio Freitas Duarte Filho
MUITO PRAZER, PROEJA! – A VOZ DOS EXCLUÍDOS. PELA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À INSTITUIÇÃO ESCOLAR E PELA CULTURA À EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA.
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13263402
JANAINA AURELIANO SOARES
Márcio José dos Reis
PRÁTICAS DE LEITURA CONTEMPLATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CLUBE DO LIVRO VIRTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13264073
LIVIA FERREIRA DE OLIVEIRA
André Luis Dias
PERCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DO CÂMPUS ITAPETININGA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11567712
YURI RIBEIRO MOLEIRO
Amanda Ribeiro Vieira
POPULAÇÃO MIGRANTE INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11567515
ANDRE VIESBA
Amanda Ribeiro Vieira
DEFICIÊNCIA VISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO DE UM PODCAST EDUCACIONAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11566712
2021
ADELINE MARIA BORGES BRANCO GOMES
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10827561
CAMILO OLIVEIRA PRADO
ANDRE LUIS DIAS
ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROPOSTA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11009730
DANIELA DE OLIVEIRA
RIAMA COELHO GOUVEIA
CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE FENÔMENOS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E PARA A INTEGRAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11235330
ELIEZER RICARDO DO NASCIMENTO
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO APLICADO NA EJA COM FOCO NA FORMAÇÃO OMNILATERAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11235241
ELUENE TAMARA COSTA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11234864
ELZAFRAN SANTOS SOUSA LOURENCO
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
CICLOS DIALÓGICOS: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DO PROEJA NO IFSP
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11234657
HOMERO ALBERTO GOMES DA SILVA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11235125
ISABEL CRISTINA DA SILVA
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES
MULHERES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: A “VISIBILIDADE” DO TRABALHO FEMININO COMO ESTÍMULO À PERCEPÇÃO E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248642
JOSE MAURICIO ORTIZ BATISTA
PAULO SERGIO CALEFI
ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA INTEGRADA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DE GRUPO COLABORATIVO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11308712
KELLER BATISTA DE SOUZA
RIAMA COELHO GOUVEIA
INCLUSÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA POR MEIO DE VÍDEO INSTRUCIONAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10848860
MARIANA CALAON CRISCOLIN VIEIRA
ANDRE LUIS DIAS
Proposta de sequência didática para reflexão acerca dos conceitos da 4ª Revolução Industrial e sua implicação na sociedade
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11313451
MARLI DE FIGUEIREDO BEZERRA
RODRIGO PALUCCI PANTONI
FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248691
MICHELE RODRIGUES TEIXEIRA
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E JOGOS ELETRÔNICOS: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248802
SELMA AMARAL DE FREITAS
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
A LEITURA DE ROMANCES NA SALA DE AULA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E INTEGRAL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11081102
SIRLEI APARECIDA MACHADO DE OLIVEIRA
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
PROPOSTA DE ENSINO REFLEXIVA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE O DIREITO AO TRABALHO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11009733
SUSIANY MIRELA MACHADO
RIAMA COELHO GOUVEIA
PROJETO INTEGRADOR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10849018
TANELIA TAYSE DE SOUZA
EDUARDO ANDRE MOSSIN
O FUNCIONAMENTO DO ESTADO E A FORMAÇÃO INTEGRAL: O conhecimento sobre os processos de aquisições públicas como forma de promover e aplicar os princípios da Educação Profissional e Tecnológica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248864
THAISA CRISTINA DINIZ
PAULO SERGIO CALEFI
ROLE-PLAY COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11248882
TIAGO FERREIRA FERNANDES
EDUARDO ANDRE MOSSIN
A poesia de Cordel na formação de leitores como estratégia de combate às fake news
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10849151
2020
ALESSANDRA VETORELLI PEREIRA
MARCIO JOSE DOS REIS
AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO INTEGRADA E A PRODUÇÃO DE GELEIA DE ACEROLA COMO EIXO TEMÁTICO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10816925
ANA CAROLINA STEFFEN FIGUEIREDO
MARCIO JOSE DOS REIS
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA PARA AGREGAR O ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS A UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO NA MODALIDADE PROEJA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10011313
ERIKA DE CASSIA LOPES SILVA
RODRIGO PALUCCI PANTONI
Proposta de Formação para Processo Inclusivo dos Alunos com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10311234
FABIO FERRITE LISAUSKAS
EDUARDO ANDRÉ MOSSIM
A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional: proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10264192
FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA
PAULO SERGIO CALEFI
INTEGRAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO INTEGRAL A PARTIR DO FILME CLUBE DE COMPRAS DALLAS
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10796638
GUILHERME FRANCISCO LOPES
EDUARDO ANDRE MOSSIN
REFLEXÃO SOBRE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONSTRUÍDA A PARTIR DO ESTUDO E PRODUÇÃO DO GÊNERO MICROCONTO COM A TEMÁTICA DO TRABALHO
JANAINA DE SOUSA
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI
MEMÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA: ANÁLISE DOCUMENTAL E VISITA MUSEAL NO CONTEXTO DO PROEJA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10457690
JENIFFER FERNANDA FERREIRA DA SILVA DOS REIS
RODRIGO PALUCCI PANTONI
Expressões do Movimento Estudantil Secundarista no Ensino Médio Integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9788946
JOSIANE FERREIRA DOS SANTOS
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI
CINEDEBATE NO PROEJA: O CINEMA NACIONAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS SERTÃOZINHO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10291161
KARINA PRISCILA APARECIDA PINTO
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS EGRESSOS DO PROEJA NO CÂMPUS SERTÃOZINHO DO IFSP: UM RESGATE HISTÓRICO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10796241
LIVIA MARIA LOVATO
EDUARDO ANDRE MOSSIN
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORMATIVA PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10816965
LUCAS LUZ ADABO
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10796096
MARCELO SANTOS DAMIAO
OLAVO HENRIQUE MENIN/
Desenho técnico mecânico: utilização de massa de modelar na aprendizagem das vistas ortogonais visando à formação politécnica no Ensino Médio Integrado
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9789000
MARISA APARECIDA DA SILVA
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DOS ESTUDANTES
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10264575
PAOLA EDUARDA DE ARAUJO
OLAVO HENRIQUE MENIN
Sequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9788994
PRISCILA MARTINS DA SILVA
AMANDA RIBEIRO VIEIRA
Integração curricular em um Curso de Aprendizagem Industrial: desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre a Organização dos Poderes no Brasil
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10099510
RAFAELA GANDOLFI FRANZINI
MARCIO JOSE DOS REIS
A UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO INFORMATIVO PARA O DESPERTAR DA PRÁXIS DEMOCRÁTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSP CATANDUVA
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10099154
ROSANA CRISTINA CANCIAN MAESTRO
OLAVO HENRIQUE MENIN
A contribuição do ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP) na formação omnilateral no Ensino Médio Integrado
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9788953
2019
AKITA, Tieko. Produção e utilização de podcasts para a abordagem do tema bullyng em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica. 22 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 106 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848107
ANDOZIA, Maira Pincerato. Projeto interdisciplinar: Uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao Ensino Médio. 26 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 237 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7903880
ANDRADE, João Márcio Santos de. A formação do técnico em edificações no Ensino Médio integrado numa perspectiva omnilateral: Como a Geografia pode contribuir. 4 de julho de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 151 p.
- Baixe aqui o arquivo:: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7858581
DOMINGUES, Marcelo de Godoy. Histórias em quadrinhos e Ensino Médio Integrado: Possibilidades para a formação politécnica na Educação Básica. 30 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 173 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875680
FERNANDES. Andreza de Souza. As tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na Educação de Jovens e Adultos: Ferramentas de Consciência crítica e desenvolvimento acadêmico. 30 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 81 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848101
FERREIRA, Gislany Gomes. Sequencia didática com noções de direito da cidadania: contribuição para uma formação integral no Ensino Médio Integrado. 29 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 133 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7914691
FISCHER, Danilo. Criação de uma narrativa digital por meio da rede social Facebook e sua utilização para o ensino de história no contexto do Ensino Médio Integrado. 5 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 184 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875652
FREITAS, Priscila Cabreira de. Criação de um conjunto de questionários gamificados para a disciplina de história e sua utilização por alunos do Ensino Médio Integrado. 5 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 151 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875682
JORGE, Josiane de Paula. Proposta para promoção da saúde mental discente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. 30 de setembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 112 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7903952
MARTINS, Franciane Simões. Interdisciplinaridade e a utilização de dispositivos tecnológicos no ensino de semicondutores na Educação Profissional e Tecnológica aspirando a formação integral. 26 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 96 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848089
OLIVEIRA, Edgar Flávio de. O uso da música em EPT: uma oficina pedagógica no Ensino Médio Integrado. 13 de dezembro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 144 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9092494
PEDROSO, Ivan. Educação Profissional e Tecnológica, Gênero e Sexualidade: uma sequencia didática para o Ensino Médio Integrado. 22 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 141 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848121
PINTO, Raquel Aparecida Roque de Barros. Integração Curricular e Formação de Professores: Limites e Possibilidades. 10 de outubro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 162 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7875678
SILVA, Gisele Machado da. As necessidade informacionais de alunos do PROEJA: O uso de uma revista-guia no espaço escolar. 22 de outubro de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 142 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7816151
SOUZA, Agata Nelza Gomes de. Comportamento informacional discente no Ensino Médio Integrado: a biblioteca como espaço de ensino não formal na Educação Profissional e Tecnológica. 12 de agosto de 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho – São Paulo, 2019 - 216 p.
- Baixe aqui o arquivo: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7904121
Redes Sociais