Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
ProfEPT divulga referências bibliográficas para o Exame Nacional de Acesso 2026
Bibliografia orientará a elaboração da prova, prevista para fevereiro de 2026 A Coordenação Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulga as referências bibliográficas que fundamentarão o Exame Nacional de Acesso (ENA 2026). A prova abordará conteúdos relacionados às Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, bem como às Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, contemplando dimensões teóricas e metodológicas próprias do campo da Educação Profissional e Tecnológica. A aplicação do exame está prevista para o mês de fevereiro de 2026, e o edital de seleção será publicado posteriormente, com informações detalhadas sobre o processo seletivo. Referências Bibliográficas: 1.CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ano 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014. Disponível em: (https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10246/7032 ) 2. CICHACZEWSKi, J. C.; CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: (https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513 ) 3. DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: (https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f361d9cc-0502-41df-8be1-58ffc56b22e5/content ) 4. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere [livro eletrônico]: caderno 12 (XXIX): 1932: apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais; tradução Maria Margarida Machado. Rio de Janeiro: IGS-Brasil, 2024. Disponível em: (https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-9/739/971739/23GwhSwA/4ec65ca869ce49cb95a3401891ebc59e?fileName=Caderno%2012.pdf ) 5. LIMA FILHO, D. L. A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na educação profissional e tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D. G.; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 2. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 25-47. Disponível em: (https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/397/3921/7057 ) 6. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: (https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423 ) 7. OLIVEIRA, T. F. de. O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 407–429, 2023. Disponível em: (https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51832 ) 8. PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013. Disponível em: (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191 ) 9. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: (https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf ) 10. SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf )
Palestra marcará início do ano letivo para estudantes do ProfEPT
A aula tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2025. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza sua aula inaugural nacional no dia 4 de abril, a partir das 16h. Neste ano, está programada a palestra "Princípios Educativos para a formação de profissionais da EPT: bases para a formação humana integral e para a transformação social", com a professora Lucília Regina de Souza Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A aula será transmitida, ao vivo, via canal do Cefor no YouTube: youtube.com/user/CanalCeadIfes. A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional é a cerimônia que marca o início do ano letivo de 2025. O mestrado é ofertado em rede nacional por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A aula tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2025. Para este ano, foram disponibilizadas 656 vagas nas 40 Instituições Associadas. São também convidados professores, gestores das Instituições Associadas, assim como demais alunos e egressos do ProfEPT.
Matrícula ProfEPT Turma 2025 - 2ª Chamada
CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA SEGUNDA CHAMADA – MESTRADO PROFEPT IFSP EXAME NACIONAL DE ACESSO – ENA 2025 Considerando o Edital ProfEPT no 01/2024, retificado em 03/02/2025, que trata do Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede – ProfEPT, e de acordo com os resultados divulgados no sítio do programa (profept.ifes.edu.br),os candidatos relacionados estão convocados para efetuar a matrícula, em segunda chamada, conforme orientações presentes no Comunicado ProfEPT/SRT 03/2025 e respectivos anexos. Cronograma para Matrícula - SEGUNDA CHAMADA Do dia 31/03/2025 até o dia 02/04/2025 às 23h59m · Prazo para os candidatos solicitarem sua matrícula – envio da documentação de matrículas (listagem em anexo) no e-mail: matricula.srt@ifsp.edu.br · Análise pela Comissão de Matrícula da documentação enviada. · A Comissão de Matrícula comunicará o candidato em caso de documentação incorreta ou não entregue. O candidato terá o prazo máximo até dia 04/04/2025 às 23h59 para envio dos documentos pendentes, para o deferimento ou indeferimento da matrícula. Dia 04 de abril de 2025 até as 23h59m · Prazo máximo para envio dos documentos corrigidos ou adicionais, solicitados pela Comissão de Matrículas aos candidatos.
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
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Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)
Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
ProfEPT divulga referências bibliográficas para o Exame Nacional de Acesso 2026
Bibliografia orientará a elaboração da prova, prevista para fevereiro de 2026 A Coordenação Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulga as referências bibliográficas que fundamentarão o Exame Nacional de Acesso (ENA 2026). A prova abordará conteúdos relacionados às Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, bem como às Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, contemplando dimensões teóricas e metodológicas próprias do campo da Educação Profissional e Tecnológica. A aplicação do exame está prevista para o mês de fevereiro de 2026, e o edital de seleção será publicado posteriormente, com informações detalhadas sobre o processo seletivo. Referências Bibliográficas: 1.CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ano 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014. Disponível em: (https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10246/7032 ) 2. CICHACZEWSKi, J. C.; CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: (https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513 ) 3. DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: (https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f361d9cc-0502-41df-8be1-58ffc56b22e5/content ) 4. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere [livro eletrônico]: caderno 12 (XXIX): 1932: apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais; tradução Maria Margarida Machado. Rio de Janeiro: IGS-Brasil, 2024. Disponível em: (https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-9/739/971739/23GwhSwA/4ec65ca869ce49cb95a3401891ebc59e?fileName=Caderno%2012.pdf ) 5. LIMA FILHO, D. L. A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na educação profissional e tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D. G.; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 2. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 25-47. Disponível em: (https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/397/3921/7057 ) 6. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: (https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423 ) 7. OLIVEIRA, T. F. de. O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 407–429, 2023. Disponível em: (https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51832 ) 8. PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013. Disponível em: (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191 ) 9. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: (https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf ) 10. SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf )
Palestra marcará início do ano letivo para estudantes do ProfEPT
A aula tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2025. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza sua aula inaugural nacional no dia 4 de abril, a partir das 16h. Neste ano, está programada a palestra "Princípios Educativos para a formação de profissionais da EPT: bases para a formação humana integral e para a transformação social", com a professora Lucília Regina de Souza Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A aula será transmitida, ao vivo, via canal do Cefor no YouTube: youtube.com/user/CanalCeadIfes. A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional é a cerimônia que marca o início do ano letivo de 2025. O mestrado é ofertado em rede nacional por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A aula tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2025. Para este ano, foram disponibilizadas 656 vagas nas 40 Instituições Associadas. São também convidados professores, gestores das Instituições Associadas, assim como demais alunos e egressos do ProfEPT.
Matrícula ProfEPT Turma 2025 - 2ª Chamada
CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA SEGUNDA CHAMADA – MESTRADO PROFEPT IFSP EXAME NACIONAL DE ACESSO – ENA 2025 Considerando o Edital ProfEPT no 01/2024, retificado em 03/02/2025, que trata do Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede – ProfEPT, e de acordo com os resultados divulgados no sítio do programa (profept.ifes.edu.br),os candidatos relacionados estão convocados para efetuar a matrícula, em segunda chamada, conforme orientações presentes no Comunicado ProfEPT/SRT 03/2025 e respectivos anexos. Cronograma para Matrícula - SEGUNDA CHAMADA Do dia 31/03/2025 até o dia 02/04/2025 às 23h59m · Prazo para os candidatos solicitarem sua matrícula – envio da documentação de matrículas (listagem em anexo) no e-mail: matricula.srt@ifsp.edu.br · Análise pela Comissão de Matrícula da documentação enviada. · A Comissão de Matrícula comunicará o candidato em caso de documentação incorreta ou não entregue. O candidato terá o prazo máximo até dia 04/04/2025 às 23h59 para envio dos documentos pendentes, para o deferimento ou indeferimento da matrícula. Dia 04 de abril de 2025 até as 23h59m · Prazo máximo para envio dos documentos corrigidos ou adicionais, solicitados pela Comissão de Matrículas aos candidatos.
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Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais
ProfEPT divulga referências bibliográficas para o Exame Nacional de Acesso 2026
Bibliografia orientará a elaboração da prova, prevista para fevereiro de 2026 A Coordenação Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulga as referências bibliográficas que fundamentarão o Exame Nacional de Acesso (ENA 2026). A prova abordará conteúdos relacionados às Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, bem como às Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, contemplando dimensões teóricas e metodológicas próprias do campo da Educação Profissional e Tecnológica. A aplicação do exame está prevista para o mês de fevereiro de 2026, e o edital de seleção será publicado posteriormente, com informações detalhadas sobre o processo seletivo. Referências Bibliográficas: 1.CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ano 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014. Disponível em: (https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10246/7032 ) 2. CICHACZEWSKi, J. C.; CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: (https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513 ) 3. DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: (https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f361d9cc-0502-41df-8be1-58ffc56b22e5/content ) 4. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere [livro eletrônico]: caderno 12 (XXIX): 1932: apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais; tradução Maria Margarida Machado. Rio de Janeiro: IGS-Brasil, 2024. Disponível em: (https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-9/739/971739/23GwhSwA/4ec65ca869ce49cb95a3401891ebc59e?fileName=Caderno%2012.pdf ) 5. LIMA FILHO, D. L. A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na educação profissional e tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D. G.; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 2. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 25-47. Disponível em: (https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/397/3921/7057 ) 6. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: (https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423 ) 7. OLIVEIRA, T. F. de. O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 407–429, 2023. Disponível em: (https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51832 ) 8. PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013. Disponível em: (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191 ) 9. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: (https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf ) 10. SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf )
Palestra marcará início do ano letivo para estudantes do ProfEPT
A aula tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2025. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza sua aula inaugural nacional no dia 4 de abril, a partir das 16h. Neste ano, está programada a palestra "Princípios Educativos para a formação de profissionais da EPT: bases para a formação humana integral e para a transformação social", com a professora Lucília Regina de Souza Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A aula será transmitida, ao vivo, via canal do Cefor no YouTube: youtube.com/user/CanalCeadIfes. A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional é a cerimônia que marca o início do ano letivo de 2025. O mestrado é ofertado em rede nacional por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A aula tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2025. Para este ano, foram disponibilizadas 656 vagas nas 40 Instituições Associadas. São também convidados professores, gestores das Instituições Associadas, assim como demais alunos e egressos do ProfEPT.
Matrícula ProfEPT Turma 2025 - 2ª Chamada
CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA SEGUNDA CHAMADA – MESTRADO PROFEPT IFSP EXAME NACIONAL DE ACESSO – ENA 2025 Considerando o Edital ProfEPT no 01/2024, retificado em 03/02/2025, que trata do Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede – ProfEPT, e de acordo com os resultados divulgados no sítio do programa (profept.ifes.edu.br),os candidatos relacionados estão convocados para efetuar a matrícula, em segunda chamada, conforme orientações presentes no Comunicado ProfEPT/SRT 03/2025 e respectivos anexos. Cronograma para Matrícula - SEGUNDA CHAMADA Do dia 31/03/2025 até o dia 02/04/2025 às 23h59m · Prazo para os candidatos solicitarem sua matrícula – envio da documentação de matrículas (listagem em anexo) no e-mail: matricula.srt@ifsp.edu.br · Análise pela Comissão de Matrícula da documentação enviada. · A Comissão de Matrícula comunicará o candidato em caso de documentação incorreta ou não entregue. O candidato terá o prazo máximo até dia 04/04/2025 às 23h59 para envio dos documentos pendentes, para o deferimento ou indeferimento da matrícula. Dia 04 de abril de 2025 até as 23h59m · Prazo máximo para envio dos documentos corrigidos ou adicionais, solicitados pela Comissão de Matrículas aos candidatos.

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