Grupos de Pesquisa
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica - GEPEPT
O GEPEPT busca a produção de conhecimentos por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e os princípios científicos historicamente sistematizados. Propõe-se ao desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, nas interfaces entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, visando melhoria dos processos educativos e da gestão participativa.
Linhas de Pesquisa:
- Metodologias de ensino-aprendizagem para a educação profissional e tecnológica
- Práticas educativas integradas para a educação profissional e tecnológica
- Recursos educacionais para a educação profissional e tecnológica
- Formação de professores para a educação profissional e tecnológica
- Gestão participativa na educação profissional e tecnológica
Líder do Grupo: Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Espelho do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7863808721063225
Grupo de Pesquisa Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica - GPEI-EPT
O grupo Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica visa desenvolver pesquisas relacionadas à inclusão dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no âmbito da Rede de Educação Profissional Tecnológica, bem como analisar e propor ações relacionadas à condição de participação e de aprendizagem desses estudantes. O grupo conta com pesquisadoras e estudantes de diversos câmpus do IFSP e tem a colaboração de profissionais de outros institutos federais brasileiros.
Líder do Grupo: Profa Carla Ariela Rios Vilaronga
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Espelho do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/586826
Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe
Comunicar ciência é parte do processo de fazer ciência, mas não se restringe à escrita e publicação do texto. Entre várias questões que envolvem a comunicação científica, estão a complexidade do processo de pesquisa, os dramas da estruturação do texto científico e os desafios da publicação. Para a educação de cientistas, é necessário não só capacitá-los a fazer ciência com qualidade e comunicar com eficácia. Há de se desenvolver habilidades cognitivas e linguísticas, o que demanda saberes informacionais e tecnológicos para o desenvolvimento de pensamento crítico, autonomia e colaboratividade. aCOMTECe é multidisciplinar com parceria internacional. Atua nos eixos teórico, tecnológico e pedagógico. Produz conhecimento sobre Comunicação Científica para educação de cientistas na produção de textos compatíveis com pesquisas de qualidade, conforme teorias linguístico-cognitivas; desenvolve ferramentas tecnológicas para análise textual e oferece atividades de extensão de redação científica.
Linhas de Pesquisa
- Estudos teóricos em Linguística Cognitiva para a Comunicação Científica
- Produção de ferramentas tecnológicas para análise linguística e para a educação científica
- Práticas pedagógicas para a Comunicação Científica
Líderes do grupo: Profa. Dra. Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues e Prof. Dr. Gustavo Aurélio Prieto
Site: https://acomtece.sbv.ifsp.edu.br
Espelho do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2031602251685513
Redes Sociais