Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

I Simpósio em Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste

Publicado: Sábado, 25 de Setembro de 2021, 00h00 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 12h35 | Acessos: 386

O I Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste é um evento científico organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP campus Sertãozinho em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas, e tem como objetivo apresentar à comunidade temas relativos à Educação Profissional e Tecnológica, incluindo as possibilidades de elaboração, aplicação e análise de produtos educacionais para a EPT, além de promover um espaço para discussão a respeito das pesquisas que foram e estão sendo  realizadas no âmbito do Mestrado ProfEPT.

A primeira edição do evento ocorreu no dia 22 de setembro de 2021, de forma virtual e gratuita, com transmissão pelo canal do ProfEPT - IFSP no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCeaqLdWQjrDpqJ5_pdg-JhQ). O evento incluiu  atividade de Abertura, Mesa sobre Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica, palestra sobre Paulo Freire e apresentação de trabalhos sobre EPT. Acompanharam o evento ao vivo cerca de 120 participantes, docentes e discentes do ProfEPT em várias instituições associadas, docentes e discentes de Institutos Federais e membros da comunidade externa, de todas as regiões do país.

  

Na Abertura participaram os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das instituições organizadoras, Prof. Dr. Adalton Ozaki e Profa. Dra. Sindynara Ferreira, representada pela Profa. Dra. Cristina Lucia Lopes, Diretores Gerais e Diretores/ Coordenadores de Pesquisa dos Institutos Federais de Sertãozinho e Poços de Caldas, Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi, Prof. Dr. Thiago Tavares, Prof. Dr. André Luis Dias e Prof. Dr. Rafael Neves, e as Coordenadoras do ProfEPT nas duas instituições, Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia e Profa. Dra. Lorena Boechat. A atividade pode ser visualizada em https://www.youtube.com/watch?v=rayp6cTGNWc.

A Mesa sobre Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica contou com a participação da Profa. Dra. Cynthia Regina Fischer, do IFSP, com a fala intitulada “A Internacionalização é importante para a EPT?”, da Profa. Dra. Hana Gustafsson, da NTNU da Noruega, tratando do tema “Working with NTNU: Creating knowledge for a better world”, e da Profa. Ms. Cláudia Kull, da HEP-Vaud na Suíça, que falou sobre “Pós-graduação na Suiça: de possibilidade à realidade”, e foi mediada por Prof. Dra. Amanda Vieira, Prof. Dr. Olavo Menin e Prof. Dra. Rosana Ferrareto, do ProfEPT no IFSP, pelo Mestre egresso do ProfEPT Homerro Gomes e pelo Graduando do IFSP Nichlas Castro. As apresentações e discussões da mesa podem ser acompanhadas através do link https://youtu.be/rplulqBXlaI.

Na Palestra, a Profa. Dra. Jany Dilourdes Nascimento discutiu sobre “As contribuições de Paulo Freire para uma Educação crítica e potencialmente transformadora” e os debates foram mediados pela Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia, do ProfEPT, e Profa. Ms. Franciane Simões Segala, egressa do ProfEPT. O conteúdo da palestra pode ser acessado pelo link https://youtu.be/81qKgC4UvyU.

Foram recebidos, avaliados e aprovados 29 resumos de pesquisas e produtos educacionais relacionados com a Educação Profissional e Tecnológica, de Instituições de Ensino de diversos estados brasileiros.

Os trabalhos aprovados para apresentação foram organizados em seis Salas de Comunicação, de acordo com os temas abordados: Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, Diversidade e Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, Integração Curricular na Educação Profissional e Tecnológica, Linguagens e Mídias Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica e Organização dos Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. A apresentação dos trabalhos pode ser visualizada nos links abaixo, e os Anais do evento, com os resumos publicados, pode ser acessado em http://simept.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/revista/issue/view/1.

Bases conceituais da EPT: https://www.youtube.com/watch?v=S5d50TgLmmM

Diversidade e Inclusão na EPT: https://www.youtube.com/watch?v=apswGsVFBXg

Integração Curricular na EPT: https://www.youtube.com/watch?v=31ya7mF5Fa0

Linguagens e Mídias Sociais na EPT: https://www.youtube.com/watch?v=WYvrnyizrLk

Organização dos Espaços Pedagógicos na EPT: https://www.youtube.com/watch?v=q_G71NfebHw

registrado em:
Fim do conteúdo da página