Página inicial > Inserção Social > Projetos Interdisciplinares do ProfEPT abordam Relações de Trabalho e Educação Financeira

Publicado: Terça, 31 de Dezembro de 2019, 00h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h51 | Acessos: 193

Em 2019, a estudante Maira Pincerato Andózia, orientada pela professora doutora Maria Beatriz Gameiro, defendeu a dissertação de mestrado “Projeto interdisciplinar: uma estratégia para a integração curricular em um curso técnico integrado ao ensino médio”, na qual apresentou o projeto interdisciplinar intitulado "Organização e relações de trabalho: história e atualidade".

Bia Maira

O trabalho impactou positivamente no município onde foi desenvolvido, já que proporcionou a ampliação do senso crítico dos estudantes em relação às condições dos trabalhadores, a partir da pesquisa de campo em atividades laborais diversas. Outros resultados positivos apresentados pelo trabalho foram: os conhecimentos sobre a interdisciplinaridade, as possibilidades e desafios dessa abordagem; a reflexão dos estudantes a respeito da realidade como ponto de partida para a proposta de soluções; a integração curricular entre disciplinas de formação geral e técnica. A experiência fomentou, ainda, a aplicação de outros projetos interdisciplinares na instituição, envolvendo ou não a pesquisadora, especialmente no período de aulas remotas.

Eu SusianyNo ano de 2021 a esudante Susiany Mirela Machado, orientada pela professora doutora Riama Coelho Gouveia, defendeu a dissertação "Projeto Integrador sobre Educação Financeira: contribuições para uma formação integral no ensino médio integrado", que trata da elaboração e aplicação do projeto interdisciplinar sobre educação financeira "Minha casa, minha dívida". O título foi dado pelos estudantes, e resulta de uma percepção contextualizada da questão da moradia no Brasil, envolvendo discussões acerca de diferentes aspectos do tema: econômicos, matemáticos, históricos, sociológicos e geográficos.

Outras instituições podem replicar os trabalhos e adaptá-los a outras modalidades de ensino, dada a relevância social destes. Para isso, é possível acessar os guias no site da Educapes: "Organização e relações de trabalho: história e atualidade" em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553863 e ."Minha casa, minha dívida" em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597413. Nesses materiais, encontra-se toda a descrição do projeto, as etapas para seu desenvolvimento, com sugestões de atividades e planos de aula para serem aplicados.