Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inserção Social > Concurso Internacional de Fotografia Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Concurso Internacional de Fotografia Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 20h09 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 14h03 | Acessos: 1923
FOTOGRAFIAS VENCEDORAS
CATEGORIA
ASTRONOMIA
CATEGORIA
BIOLOGIA
CATEGORIA
FÍSICA
VOTAÇÃO
POPULAR
JURI
TÉCNICO
 Erik Zampieri Andrés Felipe Ochica Patiño  Gustavo Henrique da Silva Santos Carolina Veronica Hayashi   Erik Zampieri
 
FOTOGRAFIAS FINALISTAS
CATEGORIA: FÍSICA E QUÍMICA

Amostra de micrometeorito

Gustavo Henrique da Silva Santos

Os micrometeoritos são corpos celestes compostos por rochas e minerais metálicos, da ordem de grandeza dos micrometros, que conseguem resistir ao intenso atrito que encontram durante sua entrada na atmosfera terrestre e chegam ao solo. Dessa forma, aqueles formados por minerais metálicos, comummente adquirem, em função do atrito e da temperatura à que são submetidos, formato esférico ou de gota e apresentam irregularidades em sua superfície indicando o processo de cristalização do material. O micrometeorito foi analisado com o uso do microscópio modelo ZEISS Axio Lab A1, que permite acoplar uma câmera e fazer capturas das suas análises. Apesar do micrometeorito ser pequeno suas dimensões são relativamente grandes em comparação com o aumento que o microscópio oferece. Isso implica que o microscópio não foca o objeto em sua totalidade, mas produz o seu foco em regiões; planos que se assemelham a curvas de nível. A figura é uma composição feita através da técnica de empilhamento de imagens, na qual, foram selecionados os planos focais de cada foto tirada do meteorito, de maneira que ao final, conseguiu-se uma varredura completa da sua superfície. 

Los micrometeoritos son cuerpos celestes compuestos por rocas y minerales metálicos, del orden de micrómetros de magnitud, que son capaces de resistir la intensa fricción que encuentran durante su entrada a la atmósfera terrestre y llegar al suelo. Así, los formados por minerales metálicos comúnmente adquieren, en función del rozamiento y de la temperatura a la que están sometidos, una forma esférica o de gota y presentan irregularidades en su superficie que indican el proceso de cristalización del material. El micrometeorito se analizó utilizando el microscopio ZEISS Axio Lab A1, que permite acoplar una cámara y capturas de sus análisis. Aunque el micrometeorito es pequeño, sus dimensiones son relativamente grandes en comparación con el aumento que ofrece el microscopio. Esto implica que el microscopio no enfoca el objeto en su totalidad, sino que produce su enfoque en regiones; planos que se asemejan a las curvas de nivel. La figura es una composición realizada mediante la técnica de apilamiento de imágenes, en la que se seleccionaron los planos focales de cada foto tomada del meteorito, de modo que al final se logró un escaneo completo de su superficie.

Eletricidade e eletromagnetismo

Carolina Veronica Hayashi 

Os primeiros estudos sobre eletricidade surgiram na década de XVIII e desde então passaram vários períodos de descoberta sobre essa propriedade. Os nomes mais notórios que se tem conhecimento são Benjamin Franklin, Alessandro Volta (inventor da pilha voltaica), Michael Faraday entre outros. Descobriu-se que cargas elétricas que estão em movimento produzem um campo magnético e ao produzirem este campo geram uma corrente elétrica. Com esses fenômenos pôde-se chegar à conclusão de que duas cargas positivas ou duas cargas negativas se repelem, e cargas opostas de atraem. Esse acontecimento deu origem ao magnetismo, que tem como principal elemento o átomo, o qual é constituído por cargas positivas e negativas em sua estrutura. Hoje se tem conhecimento de vários elementos que produzem carga elétrica e de diferentes formas, dentre elas o globo de vidro onde se tem gás de baixa voltagem com um elemento central com alta voltagem, quando eletrizado os átomos se excitam e ao retornarem ao seu estágio inicial emitem luz. Quando o globo é tocado por uma pessoa esta passa a ser um condutor e por conta disso a luz emitida ficara apenas na região que está sendo tocada.   

Los primeros estudios sobre la electricidad aparecieron en el siglo XVIII y desde entonces ha habido varios periodos de descubrimientos sobre esta propiedad. Los nombres más notorios que se conocen son Benjamin Franklin, Alessandro Volta (inventor de la pila voltaica), Michael Faraday entre otros. Se descubrió que las cargas eléctricas que están en movimiento producen un campo magnético y al producir este campo generan una corriente eléctrica. Con estos fenómenos se pudo llegar a la conclusión de que dos cargas positivas o dos cargas negativas se repelen y las cargas opuestas se atraen. Este evento dio origen al magnetismo, cuyo elemento principal es el átomo, el cual está conformado por cargas positivas y negativas en su estructura. Hoy en día se conocen varios elementos que producen carga eléctrica y de diferentes formas, entre ellos el globo de vidrio donde se tiene un gas de bajo voltaje con un elemento central de alto voltaje, al electrificarse los átomos se excitan y al regresar a su estado inicial emiten luz. Cuando el globo es tocado por una persona, se convierte en un conductor y por eso la luz emitida solo estará en la región tocada.

Feixe de Elétrons e Campo Magnético

Wener Matheus Batista de Araújo 

Foto retrata o experimento de Física Moderna realizado em 14/04/2022 onde utilizamos o tubo de Thompson para desviar o feixe de elétrons por meio da interação com o campo magnético produzido por duas bobinas. A ideia do experimento é utilizar o campo magnético para formar uma circunferência com o feixe de luz, com isso medimos a corrente elétrica gerada, porém ao desalinhar a bobina nos deparamos com o comportamento espiral dos elétrons devido a essa interação com o campo magnético. 

La foto muestra el experimento de Física Moderna llevado a cabo el 14/04/2022 donde usamos el tubo de Thompson para desviar el haz de electrones a través de la interacción con el campo magnético producido por dos bobinas. La idea del experimento es utilizar el campo magnético para formar un círculo con el haz de luz, con esto medimos la corriente eléctrica generada, pero al desalinear la bobina nos encontramos con el comportamiento en espiral de los electrones debido a esta interacción con el campo magnético.

 

 
 
 
 
 
CATEGORIA: ASTRONOMIA E GEOCIÊNCIA

Nebulosa Cabeça de Cavalo

 Erik Zampieri

IC 434 ou também conhecida como Nebulosa Cabeça do Cavalo faz parte da constelação de Orion ao Sul da estrela Alnitak, estando a 1500 anos-luz da Terra. A escuridão da Cabeça de Cavalo é causada principalmente pela poeira espessa que bloqueia a luz das estrelas atrás dela, essa poeira é um local ativo da formação de estrelas de baixa massa. A cor vermelha atrás da nebulosa se origina do gás hidrogênio ionizado causado pela estrela brilhante próxima Sigma Orionis . Embaixo da foto vemos a NGC 2023, é uma das maiores nebulosas de Reflexão do céu ela é iluminada pela estrela HD 37903.

IC 434 o también conocida como Nebulosa Cabeza de Caballo forma parte de la constelación de Orión al sur de la estrella Alnitak, estando a 1500 años luz de la Tierra. La oscuridad de Horsehead es causada principalmente por el polvo espeso que bloquea la luz de las estrellas detrás de él, este polvo es un sitio activo de formación de estrellas de baja masa. El color rojo detrás de la nebulosa se origina en el gas de hidrógeno ionizado causado por la cercana estrella brillante Sigma Orionis. Debajo de la foto vemos a NGC 2023, es una de las nebulosas de reflexión más grandes del cielo, está iluminada por la estrella HD 37903

Ocultamento de Marte

Erik Zampieri 

A ocultação é o fenômeno do desaparecimento temporário de um corpo celeste devido à passagem de outro astro com maior tamanho aparente à sua frente. Esse fenômeno é possível ver em locais específicos pois depende do ponto de vista. Nessa fotografia Marte foi capturado minutos antes de ser ocultado pela Lua.

 

Saudades de casa

Alexia Sampaio

Quando olhamos para o céu sentimos saudade de casa! A obra retrata uma astronauta que está apreciando o seu planeta natal (hipotético) a partir de seu satélite natural (lua). Que sentimentos passa por ele neste momento mágico? Nas pesquisas científicas, no ensino de ciências e na divulgação científica, a imaginação é importante motor do cotidiano. Neste sentido, no limite, o fazer científico é Arte, é Filosofia, é poesia... A expressão artística acima faz parte de uma coletânea de obras que estão sendo produzidas para o projeto de extensão OLHANDO PARA O CÉU, que está sendo desenvolvido no campus Birigui. O objetivo principal do projeto é promover a divulgação científica, inclusive, por meio de expressões artísticas autorais. O desenho foi produzido em papel sulfite branco de 200 gramas por metro quadrado, tamanho A4, foi desenhado utilizando-se de lápis grafite e carvão vegetal. A foto foi produzida utilizando-se uma câmera CANON T3 no modo retrato. 

¡Cuando miramos al cielo echamos de menos nuestro hogar! La obra representa a una astronauta que está disfrutando de su planeta natal (hipotético) desde su satélite natural (luna). ¿Qué sentimientos atraviesa en este momento mágico? En la investigación científica, la enseñanza de la ciencia y la divulgación científica, la imaginación es un importante motor de la vida cotidiana. En este sentido, en el límite, el hacer científico es Arte, es Filosofía, es poesía... La expresión artística anterior forma parte de una colección de obras que se están produciendo para el proyecto de extensión LOOKING AT THE SKY, que se está desarrollando en el campus de Birigui. El objetivo principal del proyecto es promover la divulgación científica, incluso a través de las expresiones artísticas del autor. El dibujo fue realizado en papel de sulfito blanco de 200 gramos por metro cuadrado, tamaño A4, fue diseñado utilizando lápiz de grafito y carbón. La foto se produjo utilizando una cámara CANON T3 en modo retrato.

 

 CATEGORIA: BIOLOGIA

Ambiente de la represa del Guavio

Andrés Felipe Ochica Patiño 

Bosque muy húmedo montano bajo, con un paisaje principalmente de relieve montañoso estructural y en menor proporción paisajes de laderas de buzamiento, escarpe, coluvial, lomas y vegas, que corresponden a las zonas con mayor pendiente, según la neblina de fondo el clima es de paramo. 

Floresta de baixa altitude muito húmida, com uma paisagem predominantemente de relevo montanhoso paisagens estruturais e em menor escala de encostas de mergulho, escarpas, coluviais, colinas e prados, que correspondem às áreas de maior declividade, de acordo com a neblina de fundo o clima é paramo.

Florada tardia do Ipê amarelo

Pedro Augusto da Silva Brissi

Com o aumento do aquecimento global a florada da árvore Tabebuia Serratifolia (Ipê Amarelo) vem ficando mais atrasada a cada ano, como mostra a comparação entre primeira foto tirada em julho de 2020 e a segunda foto tirada do mesmo espécime em julho de 2022.

Con el aumento del calentamiento global, la floración del árbol Tabebuia Serratifolia (Ipê Amarelo) se ha retrasado cada año, como lo demuestra la comparación entre la primera foto tomada en julio de 2020 y la segunda foto tomada del mismo ejemplar en julio de 2022.

Pensamentos, atitudes

Otávio Toraça Dias 

Essa foto foi tirada no IFSP Sertãozinho, enquanto eu caminhava de um bloco a outro. Observei o pássaro que atacava incansavelmente o vidro espelhado e aproveitei a oportunidade para registrar aquele momento. Apreciar aquela atitude me fez refletir algumas questões do porquê aquilo estava acontecendo, sobre a razão dele não entender que não passava apenas de um reflexo dele mesmo ou se realmente ele não sabia que era um reflexo. O quão longe vai o pensamento de um animal para tomar uma certa atitude? Presenciar esse momento me fez refletir também sobre nós, seres humanos, que muitas vezes estamos diante de nós mesmos e não conseguimos enxergar nossas dificuldades, nossos medos, inseguranças e desejos, criando uma batalha injusta e desgastante, que leva embora nossa energia, felicidade e razão de viver. No momento da foto foi quando o pássaro parou, olhou por mais alguns segundos o seu reflexo, levantou a cabeça e partiu dali.

Esta foto fue tomada en la IFSP Sertãozinho, mientras caminaba de una cuadra a otra. Observé al pájaro atacar implacablemente el espejo y aproveché la oportunidad para capturar ese momento. Apreciar esa actitud me hizo reflexionar sobre algunas preguntas sobre por qué estaba pasando eso, sobre por qué no entendía que era solo un reflejo de sí mismo o si realmente no sabía que era un reflejo. ¿Hasta dónde llega el pensamiento de un animal para realizar una determinada acción? Presenciar esse momento me fez refletir também sobre nós, seres humanos, que muitas vezes estamos diante de nós mesmos e não conseguimos enxergar nossas dificuldades, nossos medos, inseguranças e desejos, criando uma batalha injusta e desgastante, que leva embora nossa energia, felicidade e razón de vivir. En el momento de la foto fue cuando el pájaro se detuvo, miró su reflejo unos segundos más, levantó la cabeza y se fue de allí.

Escolha sua fotografia finalista favorita em: https://forms.gle/GQ7AbQeX5KyRG3kE6
 
REGULAMENTO E INSCRIÇÕES

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Sertãozinho, em parceria com a Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia - UPTC, estão realizando o 1º Concurso Internacional de Fotografia Ciência e Tecnologia.

El Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnológica - ProfEPT del Instituto Federal de Educación Ciencia y Tecnologia de São Paulo - Campus Sertãozinho, en alianza con la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - UPTC, convocan el Primer Concurso Internacional de Fotografía de Ciencia y Tecnología.

 

O 1º Concurso Internacional de Fotografia Ciência e Tecnologia. está aberto para alunos dos Cursos de Engenharia e Licenciatura em Ciências da Natureza do IFSP, Campus Sertãozinho e Birigui e da UPTC (campus Tunja, Sogamoso e Duitama). O tema dessa edição é “Ciências da Natureza e Tecnologias” , tendo como objetivo promover a integração entre as ciências da natureza, tecnologias e arte por meio da fotografia

El Primer Concurso Internacional de Fotografía de Ciencia y Tecnología está abierto a estudiantes de Ingeniería y Licenciatura en Ciencias Naturales de la IFSP, Campus Sertãozinho y Birigui y UPTC (sedes Tunja, Sogamoso y Duitama). La temática de esta edición del concurso es “Ciencias y Tecnologías de la Naturaleza”, tienendo como objetivo promover la integración de las ciencias naturales, tecnologías y el arte a través de la fotografía.

 

 Cronograma/ Línea de tiempo

Inscrições/ Solicitud até/ hasta 15/08/2022
Divulgação das fotografias finalistas
Publicación de las fotografías finalistas 
30/08/2022
Divulgação das fotografias vencedoras
Publicación de las fotografías ganadoras  
24/09/2022

 

O Regulamento (Português) do concurso está disponível aqui e a inscrição de fotografias deve ser feita pelo formulário eletrônico disponível aqui.

El Reglamento (Español) del concurso están disponibles aquí y la inscripción de las fotografías debe realizarse a través del formulario electrónico disponible aquí.

registrado em:
Fim do conteúdo da página