Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inserção Social > Projeto Interdisciplinar "Ginásio Vocacional"

Projeto Interdisciplinar "Ginásio Vocacional"

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 00h54 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 01h31 | Acessos: 456

Em 14 de outubro de 2022 foi realizada uma atividade interdisciplinar sobre o "Ginásio Vocacional" com a quinta turma  do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFSP Câmpus Sertãozinho.

O Ginásio Vocacional foi um projeto desenvolvido pelo governo de São Paulo nos anos 1960, na perspectiva de implantar uma escola pública de qualidade. Tal projeto nos serve como referência até os dias atuais. A proposta das escolas vocacionais era desenvolver uma educação interdisciplinar, trabalhando tanto os aspectos da aprendizagem quanto a personalidade do estudante, para que desenvolvesse suas diferentes potencialidades.

Para a atividade interdisciplinar foi utilizado como base o documentário do projeto, intitulado "Vocacional: uma aventura humana" de autoria de Toni Venturi, disponível em: https://youtu.be/nJvR5DyYBOU.
Numa primeira etapa os mestrandos assistiram ao documentário e fizeram apontamentos sobre os pontos que julgaram mais relevantes e relacionados com as questões discutidas no ProfEPT. Em seguida foi realizada uma discussão e reflexão sobre os aspectos do referido projeto que estabelecem com as disciplinas e linhas de pesquisa do Mestrado ProfEPT: "Práticas Educativas em EPT" e "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT".
Além disso, contamos com a participação do Prof. Fernando Calil, que atuou como docente de Filosofia no Ginásio Vocacional em São Paulo nos anos 1960, período do auge das atividades, e também da interrupção do projeto. Seus relatos de experiência tornaram a atividade ainda mais rica, de modo a esclarecer muitas lacunas e possibilidades existentes na época.

registrado em: