Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inserção Social > ProfEPT divulga bibliografia para turmas de 2024
Início do conteúdo da página

ProfEPT divulga bibliografia para turmas de 2024

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 23h20 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 23h20 | Acessos: 1858

ProfEPT divulga bibligrafia do ENA

 

O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:

 

1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em:https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

 
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983


3
. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383


4
. ESCURRA, Maria Fernanda. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. n 22. Ano XI., 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.2349637776938861.pdf


5
. LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, 2017, p. 847 – 856. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362

 
6. MACEDO, Roberto Sidnei, SÁ, Silvia Michele Macedo de. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n.1, p.324-336, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/macedo-sa.pdf


7
. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167

 
8. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423


9
. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936

 
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em:https://doi.org/10.1590/2175-623664512

registrado em:
Fim do conteúdo da página