Página inicial > Inserção Social > Egressos do ProfEPT apontam as contribuições do programa para sua formação e atuação profissional

Publicado: Quinta, 31 de Dezembro de 2020, 00h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 14h05 | Acessos: 207

Estudantes do ProfEPT que desenvolveram seus trabalhos e defenderam suas dissertações entre os anos de 2017 e 2020 relatam sobre a importância do programa para sua formação pessoal e as contribuições para o desenvolvimento e a atuação profissional.

Paola Eduarda de Araújo

O mestrado ProfEPT contribuiu significativamente para minha formação profissional como docente e como sujeito. O programa e o desenvolvimento da pesquisa proporcionaram inúmeros momentos de reflexão e de criticidade, além de discussões sociais e educacionais, que estão refletindo em minha prática docente e no meu fazer pedagógico. Promoveram, também, a ampliação do meu repertório cultural, a aprendizagem de novos conhecimentos que ressignificaram a minha  concepção sobre o trabalho e sobre o ensino e aprendizagem na Educação.

Tal experiência contribuiu também para o questionamento de determinadas relações existentes em nossa sociedade e para uma consciência de classe, levando-me a ter uma posição mais ativa como cidadã e como sujeito histórico.

Rosana C. Cancian Maestro

Após defender com sucesso minha dissertação de mestrado no ProfEPT, tenho tido a oportunidade de participar de todas as comissões de implantação e acompanhamento (CEIC) dos cursos da educação básica do câmpus Piracicaba do IFSP (no qual sou servidora), bem como participado ativamente da reformulação dos cursos, levando em conta o currículo de referência. Tenho colocado em prática todo o aprendizado adquirido e acumulado durante no ProfEPT promovendo discussões e debates referentes à formação omnilateral dos estudantes. Nesse ano de 2021, fui indicada, também, como representante da ARINTER no câmpus, desenvolvendo ações de internacionalização, visando a formação integral de toda a comunidade (alunos e servidores). Há também projetos de ensino relativos à pesquisa que desenvolvi no ProfEPT, ampliando a aplicação para outros cursos e turmas, obtendo resultados positivos, mesmo considerando o ensino remoto.

Marcelo Santos Damião

O PROFEPT me proporcionou um maior reconhecimento acadêmico desenvolvido pela contextualização da EPT, além de possibilitar a produção de um produto educacional  adequado para potencializar os conhecimentos e qualidades do ensino profissionalizante atuante na estrutura social, artística e tecnológica dos alunos.