Página inicial > Inserção Social > Livreto sobre Direito e Cidadania: discutindo a justiça e igualdade social

Livreto sobre Direito e Cidadania: discutindo a justiça e igualdade social

Publicado: Domingo, 15 de Setembro de 2019, 00h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h52 | Acessos: 159

Em 2019, a estudante Gislany Gomes Ferreira, orientada pela professora doutora Maria Beatriz Gameiro, defendeu a dissertação de mestrado “Sequência didática com noções de direito da cidadania: contribuição para uma formação integral no ensino médio integrado”, na qual apresentou a sequência didática e um Livreto abordando as principais legislações que versam sobre os direitos de cidadania e atividades sobre as referidas legislações.

O trabalho impactou positivamente nos estudantes que participaram da aplicação, pois lhes proporcionou o conhecimento básico dos direitos de cidadania, tendo em vista serem esses direitos uma forma de garantia de justiça e de igualdade social, bem como constitui um dos caminhos para um ensino libertador e uma formação integral.

O trabalho, de grande relevância social, pode ser replicado em outras instituições e adaptado a outras modalidades de ensino, inclusive, basta acessar o guia no site da Educapes. Nesse material, há a Sequência didática com os procedimentos metodológicos e o passo a passo para a sua aplicação. Além do Livreto contendo informações sobre as principais legislações e as atividades em relação a elas.

Link para acessar a Sequência Didática e o Livreto: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553667