Educação Intergeracional: experiências integradoras e sensibilização sobre envelhecimento
Em 2020, a estudante Marisa Aparecida da Silva, orientada pela professora doutora Maria Beatriz Gameiro, defendeu a dissertação de mestrado “Educação intergeracional e suas contribuições para a formação humana integral dos estudantes”, na qual apresentou o guia educacional intitulado "Roteiro de atividades em educação intergeracional na perspectiva interdisciplinar no Ensino Médio Integrado".
O trabalho impactou positivamente no município onde foi desenvolvido, pois, além de aproximar o Instituto Federal a instituições sociais e à prefeitura, proporcionou atividades relativas à Educação Intergeracional, fomentando experiências integradoras a uma turma do Ensino Técnico Integrado ao Médio. Outros resultados positivos desse trabalho foram: as reflexões e a sensibilização de todos os envolvidos em relação ao idoso; os conhecimentos gerados sobre o processo do envelhecimento, a integração curricular, a formação mais humanizadora, bem como o atendimento à Lei 10.741, de 01 de outubro de 2003 - Estatuto do idoso.
O trabalho, de grande relevância social, pode ser replicado em outras instituições e adaptado a outras modalidades de ensino, bastando, para isso, acessar o guia no site da Educapes (https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586644). Nesse material, há uma breve introdução à temática do envelhecimento, seguida do passo a passo para o desenvolvimento da atividade, com sugestões de atividades e planos de aula para serem aplicados.
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