Produção Docente 2017-2020
Artigos publicados em periódicos
AMADEU MOURA, BEGO ; RICARDO CASTRO, OLIVEIRA ; ROBERTA GUIMARÃES, CORRÊA . O papel da Prática como Componente Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: possibilidades de inovação didático-pedagógica. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 250-260, 2017.
Link para acesso ao artigo: http://qnesc.sbq.org.br/edicoes.php
Calefi, Paulo Sérgio; FORTUNATO, I. . O professor reflexivo para o ensino de ciências com abordagem CTS / The reflective teacher for CTS-based science education. ENSINO EM RE-VISTA, p. 474-485, 2018
Link para acesso ao artigo: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/43261
CARVALHO, EDUARDO DOS SANTOS DE SÁ ; Filho, Nemésio Freitas Duarte . Proposta de um sistema de aprendizagem móvel com foco nas características e aplicações práticas da indústria 4.0. RISTI (PORTO), v. 27, p. 36-51, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://docplayer.com.br/127394386-Proposta-de-um-sistema-de-aprendizagem-movel-com-foco-nas-caracteristicas-e-aplicacoes-praticas-da-industria-4-0.html
COELHO, B. R. ; COSTA, T. L. G. ; VIEIRA, A. R. . Os aspectos motivacionais dos estudantes de um Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. CIPPUS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNILASALLE, v. 8, p. 69-80, 2020.
Link de acesso ao artigo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Cippus/article/view/6948
CORDEIRO, M. B. G; FRIGHETTO, P. D. ; FRIGHETTO, F. A. F. . Projetos extensionistas: fomentando a sustentabilidade no câmpus Sertãozinho. REVISTA COMPARTILHAR, v. 2, p. 57-59, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar/article/view/598
CORDEIRO, M. B. G. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA E DA ESTRUTURA DO TEXTO. HIPÁTIA, v. 3, p. 33-43, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/749
CORDEIRO, M. B. G; CENEDEZI, M. L. . Concepção de linguagem: a visão de professores alfabetizadores. Vocábulo, v. XIV, p. 1-20, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://api3.baraodemaua.br/media/16424/2019-07-22-07-28-34_31a1640158911c1d003c499e4185dafc8e13f2c6.pdf?_ga=2.179613927.2114933865.1623078621-1988493237.1623078621
dos Reis, M.J.; CALEFI, P. S. ; Alioto, M. R. . Educação problematizadora no ensino de Química: A indústria sucroalcooleira como tema gerador de uma sequência didática em uma escola pública de Sertãozinho.. REVISTA ILUMINART, v. 15, p. 155-175, 2017.
Link de acesso ao artigo: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/294
dos Reis, M.J.; CALEFI, P. S. ; Lago, P. R. . CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS A PARTIR DE UM SISTEMA AGROFLORESTAL. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS v. EXTRA, p. 4741-4745, 2017.
Link para acesso ao artigo: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/26_-_Contextualizacao_de_Conteudos_de_Quimica_e_Desenvolvimento.pdf
dos Reis, M.J.; CALEFI, P. S. ; ARAUJO, A. A. C. . METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS,, v. EXTRA, p. 5105-5109, 2017.
Link para acesso ao artigo: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/76_-_Metodologia_dos_Tres_Momentos_Pedagogicos_para_Educacao_Ambiental.pdf
DUARTE FILHO, N. F.. Um estudo experimental do ambiente ICMC MLE no apoio ao ensino presencial. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 104-118, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/80367
DUARTE FILHO, N. F.; DUARTE, M. I. M. P. ; FERNANDES, E. G. . Um estudo experimental do sistema IridoSchool no apoio ao ensino presencial. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 28, p. 1-13, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/01/Art12-Ano-10-vol28-Dezembro-2018.pdf
FERREIRA, I. R. ; DUARTE FILHO, N. F. . Criação de Narrativas Digitais Utilizando Elementos das Redes Sociais para Apoiar o Ensino de Eletrônica. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 1-10, 2020.
Link para acesso ao artigo: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/106008
FISCHER, DANILO ; DUARTE FILHO, NEMÉSIO FREITAS . Redes sociais e educação profissional: direcionamentos e percepções. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 19, p. 137-150, 2019.
Link para acesso ao artigo: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/9565
FISCHER, D. ; DUARTE FILHO, N. F. . Proposta de um Processo Sistemático para Construção de Narrativas Digitais Utilizando Redes Sociais. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 28, p. 1-12, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/01/Art27-Ano-10-vol28-Dezembro-2018.pdf
FREITAS, P. C. ; FISCHER, D. ; DUARTE FILHO, N. F. . Questionários gamificados para a disciplina de História e sua utilização no Ensino Médio Integrado. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 104-122, 2020.
Link para acesso ao artigo: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/98430
FREITAS, PRISCILA CABREIRA DE ; DUARTE FILHO, NEMÉSIO FREITAS . Aprendizagem móvel: percepções quanto à utilização por docentes da educação profissional e tecnológica. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 18, p. 50, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/8568
GANAQUI, L. ; MENIN, O.H. . O tema doenças infecciosas no Ensino Médio: análise de livros didáticos, do Exame Nacional do Ensino Médio e percepção dos alunos. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 13, p. 361-378, 2020.
Link de acesso ao artigo: https://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/319
IANUSKIEWTZ, A. D.; MOCHIUTE, D. G. . Elaboração de um Glossário Bilíngue para a Área de Eletrônica de Potência. Revista CBTecLE, v. 1, p. 283-295, 2017.
Link de acesso ao artigo: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/11
LANÇA, LIDIANE PAZIANI ; CALEFI, PAULO SERGIO . Azia como tema problematizador no ensino superior: concepções alternativas dos licenciandos sobre ácidos, bases, sais e óxidos. Thema (Pelotas), v. 17, p. 20, 2020.
Link para acesso ao artigo: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1342
LANCA, L. P. ; CALEFI, P. S. . Contextualização de conteúdos químicos e Identificação de concepções alternativas a partir da Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos.. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 5487-5491, 2017.
Link para acesso ao artigo: https://ddd.uab.cat/record/182803
LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. R. . Ensaios sobre Compreensões em Matemática em perspectivas de Resolução de Problemas: Uma análise percussiva de Atividades ao Zapeamento. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 4, n. 2, p. 230-249, 2019.
Link de acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1003
LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. R. . A way to do research in Mathematics Education as an Archeogenealogy: Report, challenge and opportunities wearing the lens of a Discourse Analysis. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science, v. 3, p. 81-95, 2020.
Link de acesso ao artigo: http://www.ijlrhss.com/paper/volume-3-issue-5/15-HSS-670.pdf
LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. R. . Cartografando Resolução de Problemas ? O que há de/em/com práticas de Ensino de Matemática. Amazônia (UFPA), v. 15, p. 96/34-116, 2019
Link de acesso ao artigo: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6650
LEAL JUNIOR, L. C.. Ethics and Research in Mathematics Education: philosophical provocations. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 33, p. 1-13, 2018.
Link de acesso ao artigo: http://socialsciences.exeter.ac.uk/education/research/centres/stem/publications/pmej/pome33/index.html
LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; LOPES, J. M. P. . Concepções sobre Resolução de Problemas na formação e na prática docente: estado da arte. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 19, p. 105-116, 2018.
Link de acesso ao artigo: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1598
LEAL JUNIOR, L. C.; ANDRADE, C. P. ; MARTINS, E. R. ; SILVA, L. E. . Ensino de Matemática através de Videoaulas: Um olhar pela Teoria da Atenção. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 1, p. 40-62, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300
LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. R. . O Jogo da Imitação: A Resolução de Problemas na processualidade do ensino e da aprendizagem de Estatística e Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 477-502, 2018.
Link para acesso ao artigo: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3549
MACEDO, :. J. M. M. ; PMENTA, I. F. B. ; DIAS, H. V. C. ; BERNAZAN, M. C. ; GOUVEIA, R. C. . Ciência e tecnologia na formação de professores: os semicondutores nas licenciaturas em ciências da natureza. REVISTA ILUMINART, v. 16, p. 8-14, 2018.
Link de acesso ao artigo: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/issue/view/18
MARTINS, E. R. ; ANDRADE, C. ; SILVA, L. E. ; LEAL JUNIOR, L. C. . Ensinar e aprender Matemática através de videoaulas: Um panorama de Resolução de Problemas e da Teoria da Atenção. REVISTA HIPÓTESE, v. 5, p. 372-384, 2019.
Link para acesso ao artigo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8300
MOLAN CRUZADO, NATALIA ; FERRARETO LOURENÇO RODRIGUES, ROSANA ; ABREU GONÇALVES D?ORANGE FERREIRA, ANISE . O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês. LÍNGUATEC, v. 5, p. 75-94, 2020.
Link de acesso ao artigo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604
PINHEIRO, J. M. L. ; LEAL JUNIOR, L. C. ; LEITE, B. F. . Escola e Aulas de Matemática: ambiente de ser o que se é ou do ser o que está?. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 19, p. 193-210, 2017.
Link para acesso ao artigo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1843
PIUNTI, J. C. P.. Construção do pensamento científico a partir de uma sequência didática no ensino de sociologia. REVISTA HIPÓTESE, v. 4, p. 219-231, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://drive.google.com/file/d/1Q68pWmp84sNdxfEDT8bQuCu-N9fKLLUl/view
PIUNTI, JULIANA CRISTINA PERLOTTI; OLIVEIRA, ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE . Exame Nacional do Ensino Médio: POLÍTICA EDUCACIONAL RESSIGNIFICADA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 21, p. 243, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318
PIUNTI, JULIANA CRISTINA PERLOTTI; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES . Professores de uma escola pública paulista analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). SÉRIE-ESTUDOS (UCDB), v. 23, p. 153, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1067
RODRIGUES, R. F. L.; NAVEIRA, C. H. . Linguística de Corpus e Inglês para aviação: pesquisa com aplicação didática a partir de um projeto de extensão. Revista CBTecLE, v. 2, p. 548-562, 2020.
Link de acesso ao artigo:https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/222
RODRIGUES, R. F. L.. Linguística Cognitiva e Ensino de Redação Científica: um estudo da narratividade e figuratividade de abstracts com uso de tecnologia. SINERGIA (IFSP. ONLINE), v. 21, p. 49-60, 2020.
Link de acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/1351
RODRIGUES, R. F. L.. A ciência é uma jornada: um projeto remodelado como programa de Pesquisa Linguística em Comunicação Científica com uso de Data Science.. SINERGIA (IFSP. ONLINE), v. 20, p. 60-81, 2019.
Link de acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/1111
RODRIGUES, R. F. L.. Research is a Quest: reframing a project as a Linguistic Research Program on Science Communication with the use of Data Science. SINERGIA (IFSP. ONLINE), v. 20, p. 82-102, 2019.
Link de acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/article/view/1112
RODRIGUES, R. F. L.. RETÓRICA E OS GÊNEROS ACADÊMICOS: mesclando imagens via analogia para comunicar ciência. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras, v. 15, p. 128-140, 2019.
Link de acesso ao artigo: http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/viewFile/3579/1088
RODRIGUES, R. F. L.; BAPTISTA, A. E. B. O. . Multimodality in metaphor meaning: a cognitive analysis of scientific texts. LINGUAGEM EM FOCO, v. 10, p. 137-148, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1112
RODRIGUES, R. F. L.; PRIETO, G. A. Linguística cognitiva, criatividade e inovação: o uso de narrativas como recurso didático. POSGERE, v. 1, n. 3, p. 117-127, 2017.
Link de acesso ao artigo: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/posgere/article/view/137
ROSADO, R. M. M. ; GOUVEIA, R C ; RIBEIRO, B. M. . Projeto Ciência e Arte. Revista Compartilhar, v. 3, p. 98-100, 2019.
Link para acesso ao artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/compartilhar/article/view/911
ROSSINI, A. M. ; VIEIRA, A. R. ; CAETANO, P. A. S. ; MORAES, R. N. . Aprendizagem colaborativa: relato de uma experiência de formação continuada com professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. REVISTA HIPÓTESE, v. 5, p.290-311, 2019.
Link de acesso ao artigo: https://drive.google.com/file/d/1JAi1ravWuDLPXe7zUrli1rIRBBwt9CSq/view
SANTOS, I. R. ; SALINAS, G. E. P. G. ; MURCIA, I. M. P. ; VIEIRA, A. R. . Formação continuada de professores: um estudo com docentes de um curso superior de tecnologia. REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA, v. 16, p. 151-169, 2018.
Link de acesso ao artigo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/ic/article/view/4097
SILVA, P. J. E. ; OLIVEIRA, T. ; PANTONI, R. P. . Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática Utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 169-187, 2017.
Link de acesso ao artigo: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977
SILVA, R. R. C. ; CALEFI, P. S. ; COUTINHO, F. A. . DESVENDANDO AS CAIXAS-PRETAS DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO E DOS JARGÕES UTILIZADOS POR ESTUDANTES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA HIPÓTESE, v. 4, p. 412, 2018.
Link de acesso ao artigo: https://drive.google.com/file/d/1Q68pWmp84sNdxfEDT8bQuCu-N9fKLLUl/view
VIEIRA, A. R.; NORONHA, A. B.; ZABALZA, M. . A formação docente no âmbito das universidades espanholas. REVISTA FORMAÇÃO DOCENTE, v. 11, p. 112-137, 2019.
Link de acesso ao artigo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1721
VIEIRA, A. R.; SOUZA, B. P. ; PARAO, E. O. A. ; OLIVEIRA, M. A. S. ; SANTOS, T. K. A. . As contribuições da Empresa Júnior para o desenvolvimento das competências profissionais do estudante universitário: um estudo nos municípios de Ribeirão Preto e Sertãozinho. REVISTA ILUMINART, v. 9, p. 125-138, 2017.
Link de acesso ao artigo: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/286
Livros publicados ou organizados
ALBUQUERQUE, M. A. S. ; MENIN, O. H. ; GURIAN, V. A. . Educamos Ciências da Natureza: Física 1. 1. ed. São Paulo: SM Educação, 2020. v. 320.
ALBUQUERQUE, M. A. S. ; MENIN, O. H. ; GURIAN, V. A. . Educamos Ciências da Natureza: Física 3. 1. ed. São Paulo: SM Educação, 2020. 320p.
ALBUQUERQUE, M. A. S. ; MENIN, O. H. ; GURIAN, V. A. . Educamos Ciências da Natureza: Física 2. 1. ed. São Paulo: SM Educação, 2020. 320p .
ARAUJO, A. A. C. ; de FARIA, E. H. ; dos Reis, M.J. ; CALEFI, P. S. . Problematização E Ensino De Temas Ambientais. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 145p .
ESCREMIN, J. V. ; CALEFI, P. S. . Jogos, Ensino e Formação de Professores Reflexivos. 1. ed. Curitibs: Appris, 2018.
ONUCHIC, L. R. (Org.) ; LEAL JUNIOR, L. C. (Org.) ; PIRONEL, M. (Org.) . Perspectivas para Resolução de Problemas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017. v. 1. 470p .
PINHEIRO, J. M. L. ; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos . A Matemática e seu ensino: olhares em educação matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018. 242p
.
RODRIGUES, R. F. L.; LUCAS, P. O. (Org.) . Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas. Vol. 2. 1. ed. Campinas/SP: Editora Pontes, 2017. v. 2. 285p .
Link de acesso ao livro: goo.gl/o7WqcU
Capítulos de livros
ARAUJO, A. A. C. ; CALEFI, P. S. ; dos Reis, M.J. . A percepção de meio ambiente de alunos do sexto e nono anos da Escola Estadual Governador Clóvis Salgados, em Ituiutaba ? MG. In: Patrícia Alves Cardoso; Kênia de Souza Oliveira; Allisson Rodrigues de Rezende. (Org.). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CONSTRUÇÃO COL. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS. 1 eed.Ituitaba: Barlavento, 2017, v. 1, p. 67-91.
CALEFI, P. S.; OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, G. M. . ENSINO DE QUÍMICA INTEGRADO E EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EPT: Problematização e Contextualização a Partir do Filme Clube de Compras Dallas. In: Sheila Pressentin Cardoso;Denise Leal de Castro. (Org.). O ENSINO DE QUÍMICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: Um Espaço Rico Em Possibilidades. 1ed.João Pessoa: Editora IFPB, 2020, v. , p. 284-318.
CHASSOT, A. ; MENDONCA, D. F. ; CALEFI, P. S. . Institutos Federais na Educação brasileira: patinho feio ou cisne real?. In: Jose Clovis de Azevedo; Jonas Tarcísio Reis. (Org.). Neoconservadorismo e resistência: dilemas da Educação Pública. 1ed.Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2019, v. 1, p. 192-209.
FERREIRA, A. A. ; QUEIROZ, J. P. S. ; ORLANDO, M. C. S. ; RAMOS, N. ; OLIVEIRA, R. C. ; SIMAO, R. A. ; MASTRANTONIO, S. S. . Os desafios do século XXI: o uso das mídias digitais na Educação. In: Estéfano Vizconde Veraszto; Emerson Rodrigo Baião; Henderson Tavares de Souza. (Org.). Tecnologias Educacionais: aplicações e possibilidades. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. , p. 21-37.
GOUVEIA, RIAMA COELHO; ROSADO, R. M. M. ; MACHADO, J. V. C. ; NOVAES, A. A. . Projeto Observando O Céu. In: Alexandre Shigunov Neto, André Coelho da Silva e Ivan Fortunato. (Org.). Docência e pesquisa em Física e Astronomia. 1ed. São Paulo: Edições Hipóteses, 2017.
Link de acesso ao livro: https://drive.google.com/file/d/1ZZbMvo-F6NzBfkBpLWSlOK_pHJh0lReC/view
LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; ALLEVATO, N. S. G. . MOMENTO PEDAGÓGICO E PEDAGOGIA DA PERGUNTA: DESLOCAMENTO CONCEITUAL PARA A PRÁTICA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: Pinheiro, J. M. L.; Leal Junior, L. C.. (Org.). Matemática e seu ensino: olhares em educação matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. , p. 109-142.
LEAL JUNIOR, L. C.; MISKULIN, R. S. G. . Perspectivas de Resolução de Problemas por meio de Articulações entre Teoria, Prática e Conceitos sobre Comunidade de Prática. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M.. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 301-349.
MORAIS, R. S. ; ONUCHIC, L. R. ; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos . Resolução de Problema, uma matemática para ensinar?. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M.. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 393-428.
ONUCHIC, L. R. ; LEAL JUNIOR, L. C. ; PIRONEL, M. . Introdução. Perspectivas para Resolução de Problema. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 13-20.
PINHEIRO, J. M. L. ; LEAL JUNIOR, L. C. . Apresentação. In: Pinheiro, J. M. L.; Leal Junior, L. C.. (Org.). A Matemática e seu ensino: olhares em educação matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. , p. 13-22.
PIUNTI, J. C. P.; HORTA, P. ; SOUZA, A. X. . Integração curricular organizada por células em trilhas formativas: uma experiência de criação colaborativa.. In: Adilson Cesar Araújo; Cláudio Nei Nascimento da Silva.. (Org.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios.. 1ed.Brasília: IFB, 2017, v. 1, p. 44-53.
Link de acesso ao livro: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/Ensino_M%C3%A9dio_Integrado_no_Brasil_-_Fundamentos_Pr%C3%A1ticas_e_Desafios.pdf
REIS, M. J. DOS; CALEFI, P. S. . As Dificuldades dos Alunos de Licenciatura em Química para Enxergar o Essencial da Química para o Ensino de Química.. In: Sheila Pressentin Cardoso; Denise Leal de Castro. (Org.). O ENSINO DE QUÍMICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: Um Espaço Rico Em Possibilidades. 1ed.João Pessoa: Editora IFPB, 2020, v. 9, p. 113-138.
RODRIGUES, R. F. L.. LETRAMENTO ACADÊMICO NA MODALIDADE EAD: DESIGN INSTRUCIONAL DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Grandes temas da educação nacional 3. 1ed.Ponta Grossa PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 13-18.
Link para acesso ao livro: https://www.atenaeditora.com.br/?s=grandes+temas+da+educa%C3%A7%C3%A3o+nacional+3
RODRIGUES, R. F. L.; ROMANO, B. L. ; FRANCISCO, L. A. V. ; ALMEIDA, M. C. . M-learning e o ensino de língua inglesa a partir de uma aplicação com robótica e lógica de programação. In: Gabriela Marques-Schafer e Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed.São Paulo SP: Edições Hipóteses, 2018, v. , p. 242-268.
Link para acesso ao livro: https://doi.org/10.29051/ISBN-978-85-924379-1-6
RODRIGUES, R. F. L.. Olhares em Rede - Diálogos Oportunos no Âmbito do Ensino e da Aprendizagem de Inglês na Rede Federal Tecnológica. In: Carlos Fabiano de Souza; Elane Kreile Manhães. (Org.). O uso de ferramentas tecnológicas na redação de abstracts científicos. 1ed.Curitiba PR: Appris Editora, 2018, v. 1, p. 129-143.
Link para acesso ao livro: <goo.gl/P6XLtr>
RODRIGUES, R. F. L.; ABREU, A. S. (Antonio Suarez Abreu) . Inducing multimodality to make scientific text reading easy and attractive. In: Maria Flávia Figueiredo; Fernando Aparecido Ferreira. (Org.). Retórica e Multimodalidade. 1ed.Franca SP: Unifran, 2018, v. 1, p. 377-389.
Link para acesso ao livro: http://mariaflaviafigueiredo.com.br/downloads/retoricaemultimodalidade.pdf
RODRIGUES, R. F. L.; ABREU, A. S. (Antonio Suarez Abreu) . Embodied language and its functionality in meaning construction. In: Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Aline Maria Pacífi co Manfrim, Maria Flávia Figueiredo. (Org.). O texto: corpo, voz e linguagem. 1ed.Franca SP: Unifran, 2018, v. 13, p. 175-200.
Link para acesso ao livro: https://www.unifran.edu.br/pos-graduacao-pesquisa-extensao/mestrado-e-doutorado/linguistica/publicacoes/colecao-mestrado/
RODRIGUES, R. F. L.. Linguística Cognitiva na aula de leitura em Língua Inglesa: uma proposta para o ensino de vocabulário. In: Patrícia de Oliveira Lucas; Rosana Ferrareto Lourenço Borghetti Rodrigues. (Org.). Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas. Vol. 2. 1ed.Campinas/SP: Editora Pontes, 2017, v. 2, p. 61-88.
Link para acesso ao livro: <goo.gl/o7WqcU>
RODRIGUES, R. F. L.. Um ensaio sobre o ensino de inglês na contemporaneidade. In: Aurélia L. L. Lyrio. (Org.). Linguística Aplicada: ensino, pesquisa e reflexões. 1ed.Vitória ES: EDUFES, 2017, v. 1, p. 211-245.
Link de acesso ao capítulo de livro: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6980
Rossini, Alexandre Montagna ; VIEIRA, AMANDA RIBEIRO ; Piunti, Juliana Cristina Perlotti ; Caetano, Plinio Alexandre dos Santos . COMPARTILHANDO SABERES: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Formação Docente: Princípios e Fundamentos 2. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, v. 2, p. 11-21.
Link de acesso ao capítulo de livro: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/12886
Trabalhos completos em anais de congressos
ADABO, L. L. ; VIEIRA, A. R. . A utilização de TICs no desenvolvimento do Projeto Integrador de um Curso Técnico em Administração do IFSP. In: Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP, 2018, Ararquara. Anais do IV CONEPT. São Paulo: IFSP/PRE, 2018. p. 1-6.
Link de acesso ao trabalho: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conept/iv-conept/paper/view/4110
ALVES, GUILHERME ; YANAGUYA, LETÍCIA HISSAE ; ALVES, GABRIEL MARCELINO ; Filho, Nemésio Freitas Duarte . DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ASPECTOS DA TEORIA DE BURACOS NEGROS COM ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO. In: 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2017, São Paulo, 2017. p. 3828.
ALVES, GUILHERME ; YANAGUYA, LETICIA HISSAE ; DUARTE, MARIA IZABEL MARIM PITA ; FILHO, NEMESIO FREITAS DUARTE . Contribution to the establishment of an educational modeling for the context of mobile learning. In: 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017, Lisbon. 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017. p. 1.
BARBOSA DE OLIVEIRA BAPTISTA, ANA ELIZA ; LOURENÇO RODRIGUES, ROSANA FERRARETO . MECHANISM FOR DEVELOPING SCIENTIFIC CONCEPTS. In: 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2019, Palma, 2019. p. 10424.
Link de acesso à publicação: https://iated.org/concrete3/paper_detail.php?paper_id=75487
CALEFI, P. S.; SOUZA, A. X. ; OLIVEIRA, F. S. ; PARON, M. E. ; DINIZ, E. M. L. P. . A EXPERIÊNCIA DO IFSP ? CAMPUS SERTÃOZINHO NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO MODELO DE ?CÉLULAS CURRICULARES? PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO. In: V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2020, Curitiba. V Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Recife: Even3, 2020. v. 5. p. 97-109.
FACCHINI, Y. M. G. A. ; LOURENÇO RODRIGUES, ROSANA FERRARETO ; ALVES, G. M. ; PRIETO, G. A. ; VASCONCELOS, R. A. S. . Acesso dos discentes à educação remota emergencial em um câmpus do IFSP. In: Congresso e-Educação: criatividade, inovação e essência, 2020, Online. Anais do Congresso e-Educação: criatividade, inovação e essência, 2020.
Link de acesso à publicação: https://eventos.congresse.me/eeducacao/resumos/5939.pdf
FIORAVANTI, M. L. ; DUARTE FILHO, N. F. ; FRONZA, L. ; BARBOSA, ELLEN FRANCINE . Towards a Mobile Learning Environment using Reference Architectures. In: The Hawaii International Conference on System Sciences, 2017, Hawaii. Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS 2016), 2017.
LEAL JUNIOR, L. C.; ANDRADE, C. ; MARTINS, E. R. ; SILVA, L. E. . ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DE VÍDEO AULAS: UM PANORAMA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DA TEORIA DA ATENÇÃO. In: IV Encontro de Práticas Pedagógicas, 2018, Boituva/SP. Anai do IV EPP. São Paulo: Nuteca, 2018. v. 1.
LEAL JUNIOR, L. C.; ANDRADE, C. ; MARTINS, E. R. ; SILVA, L. E. . Aprendizagem de matemática em redes sociais: uma interface da tecnologia, da resolução de problemas e da teoria da atenção. In: CONEPT - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSP, 2018, Araraquara. Anais do CONEPT. São Paulo: IFSP, 2018. v. 4.
MARTINS, E. R. ; ANDRADE, C. ; LEAL JUNIOR, L. C. ; SILVA, L. E. . VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçú. Anais do SIPEM, 2018. v. 7.
RODRIGUES, ROSANA; BAPTISTA, ANA ELIZA . DESIGN THINKING TOOLS FOR SCIENTIFIC STORYTELLING: A DIDACTIC INNOVATION. In: 13th International Technology, Education and Development Conference, 2019, Valencia, 2019. p. 7120-7126.
Link para acesso à publicação: https://iated.org/concreteview_abstract.php?paper_id=72029
RODRIGUES, R. F. L.. O papel da extensão para a formação do pesquisador crítico: um projeto interdisciplinar de letramento científico. In: I Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica, 2018, Brasília DF. Anais da I Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica, 2017. v. único. p. 588-600.
Link de acesso à publicação: https://gecal-unb.com.br/cielin/wp-content/uploads/2018/04/ANAIS_JILAC_2017.pdf
RODRIGUES, R. F. L.. Cidadania Digital e o Uso de Tecnologia na Aula de Línguas: um Relato de Experiências em um Curso de Especialização para a Formação De Professores em um Instituto Federal. In: IV JELT - Jornada de Educação, Linguagem E Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas IEL - Unicamp, 2018, Campinas SP. Anais da IV JELT Jornada de Educação, Linguagem E Tecnologia, Universidade Estadual de Campinas IEL - Unicamp, 2017. p. 46-52.
Link de acesso à publicação: http://www2.iel.unicamp.br/jelt/anais/
ROSADO, R. M. M. ; GOUVEIA, R C . Divulgação e Ensino de Ciências partindo de interconexões entre Ciência e Arte. In: XXIII SNEF, 2019, Salvador. Anais do XXIII SNEF, 2019.
Link de acesso ao trabalho: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxiii/programa/trabalhos.asp?sesId=76
SILVA, M. A. ; GAMEIRO, M. B. . Educação Intergeracional e suas Contribuições para a Formação Humana Integral dos Estudantes. In: 2º Congresso sobre Ambiente, Tecnologia e Educação (CATE) - V.2 2019, 2019, Tupã. Anais do 2º Congresso sobre Ambiente, Tecnologia e Educação (CATE) - V.2 2019, 2019.
SOAD, GUSTAVO WILLIANS ; FIORAVANTI, MARIA LYDIA ; FALVO, VENILTON ; MARCOLINO, ANDERSON ; FILHO, NEMESIO FREITAS DUARTE ; BARBOSA, ELLEN FRANCINE . ReqML-catalog: The road to a requirements catalog for mobile learning applications. In: 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2017, Indianapolis. 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2017. p. 1.
Resumos publicados em anais de congressos
AKITA, T. ; OLIVEIRA, R. C. . Produção e utilização de um documentário para abordagem do tema bullying em uma escola de educação profissional e tecnológica. In: I Colóquio de Pesquisa e de Produtos Educacionais em EPT, 2018, Sertãozinho. I Colóquio de Pesquisa e de Produtos Educacionais em EPT, 2018.
ARAUJO, P. E. ; DA SILVA, J. C. R. ; MENIN, O.H. . Sequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral. In: 4 Congresso de Pós-graduação do IFSP, 2019, Sorocaba/SP. Anais do 4 CONPOG, 2019.
BONONI, C. M. ; CORDEIRO, M. B. G . A literatura de cordel como estratégia para despertar o interesse pela leitura e escrita. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (4º WIPEX), 2019, São Carlos- SP. 4º WIPEX vol. 3- Anais. São Carlos: São Carlos, 2019. v. 3. p. 87-90.
BONONI, C. M. ; CORDEIRO, M. B. G ; AMARAL, M. V. A. ; SOUZA, E. I. S. E. . Teatro na sala de aula: benefícios do gênero na prática escolar. In: Enict (IV ENICT) Encontro de Inicicação Científica, 2019, Araraquara. Anais do IV ENICT, 2019.
BONONI, C. M. ; CORDEIRO, M. B. G . Análise qualitativa do projeto de texto em dissertações do Ensino Médio. In: I Escola de estudos Linguísticos do GEL (IELING), 2020, on-line. Caderno de resumos do I ELING/GEL, 2020. p. 54-56.
CALEFI, P. S.; LANCA, L. P. ; MONTAGNANA, N. A. . Elaboração e Validação de um Questionário para a Identificação das Atividades Realizadas por Estudantes do EM fora da Escola. In: II Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas/MG. Anais do II Congresso Nacional de Educação, 2018.
CARVALHO, W. P. ; PANTONI, R. P. . Laboratório Remoto de Computação de Dinâmica dos Fluidos. In: 8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017, Cubatão. Anais do 8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017. v. 1. p. 1-3.
COSTA, L. J. ; FIORAVANTE, G. ; ROMERO, J. H. S. ; OLIVEIRA, R. C. . Proposta de atividade interdisciplinar envolvendo o tema corrosão como produto da prática como componente curricular. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho. IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017.
CORDEIRO, M. B. G; FERNANDES, A. C. C. ; MONKOUSCHI, S. D. L. S. . Relato de experiência: O bullying na literatura e na sala de aula. In: Enict (IV Enict) Encontro de Iniciação Científica, 2019, Araraquara. Enict Anais do IV Enict, 2019.
CORDEIRO, M. B. G; ANDOZIA, M. P. . A RODA DE CONVERSA COMO PRÁTICA DE AVALIAÇÃO EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR. In: Congresso Nacional de Educação (3º), 2019, Poços de Caldas. Anais do 3º Congresso Nacional de Educação, 2019. p. 58-61.
CORDEIRO, M. B. G; FERREIRA, G. G. . CONHECER AS BASES CONCEITUAIS DA EPT: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: Congresso Nacional de Educação (3º), 2019, Poços de Caldas. Anais do 3º Congresso Nacional de Educação, 2019. p. 21-23.
CORDEIRO, M. B. G. MINICONFERÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL. In: IV CONEPT- Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP, 2018, Araraquara. Anais do IV CONEPT. São Paulo: IFSP, 2018. v. 4.
CORDEIRO, M. B. G; ANDOZIA, M. P. . PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. In: Congresso Nacional de Educação (2º), 2018, Poços de Caldas. Anais do 2º Congresso Nacional de Educação, 2018.
CORDEIRO, M. B. G. Ensino de língua portuguesa: o que se ensina e o que se aprende. In: III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica ? CONEPT., 2017, Cubatão - Novembro. Anais do Conept, 2017.
CORDEIRO, M. B. G; MARTINS, G. F. . Pichações: análise sociodiscursiva e construção de um corpus.. In: VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018, Itapetninga. ANAIS DO VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP- ITAPETININGA, 2018. p. 1-1.
CORDEIRO, M. B. G; HECK SOBRINHO, E. F. . ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO DO GÊNERO ?MEME? E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO.. In: VI Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga, 2018, Itapetininga. Caderno de resumos, 2018. p. 1-1.
CORDEIRO, M. B. G; PIUNTI, J. C. P. ; STEFANI, V. C. G. . CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CAMPUS DO INTERIOR DE SÃO PAULO. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E XIV CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2018, Águas de Lindoia. Resumos, 2018. p. 1-1.
CORDEIRO, M. B. G; BARROS, C. D. . A ?língua portuguesa? e a ?linguística? no PPC de Letras do IFSP, câmpus Sertãozinho. In: III EPLITEC (Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias), 2017, São João da Boa Vista. Caderno de Resumos do Eplitec, 2017.
CORDEIRO, M. B. G; VASCONCELOS, N. B. . ENSINO REFLEXIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA E DA ESTRUTURA DO TEXTO. In: I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, 2017, Campos do Jordão. Língua, discurso e Cultura: reflexões sobre o ensino na sala de aula contemporânea, 2017. v. Vol. I.
DAMIAO, M. S. ; ZACARIAS, D. ; MENIN, O.H. . Desenho técnico mecânico no Autocad: possibilidade da utilização da massa de modelar na aprendizagem das vistas ortogonais no Ensino Médio integrado. In: 4 Congresso de Pós-graduação do IFSP, 2019, Sorocaba/SP. Anais do 4 CONPOG, 2019.
FERNANDES, A. S.; GOUVEIA, R. C.; As tecnologias da comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos. In: IV CONEPT, 2018, Araraquara. ANAIS DO CONEPT, 2018.
FERREIRA, I. R. ; DUARTE FILHO, N. F. . CRIAÇÃO DE UMA NARRATIVA DIGITAL PARA APOIAR O ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA BÁSICA NO CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. In: CONICT, 2019, Sorocaba - SP. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2019.
Franzini, R. G. ; REIS, M. J. DOS . A APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS DEMOCRÁ?TICOS DE PARTICIPAÇÃO DISCENTE PELOS ESTUDANTES DO IFSP CAMPUS CATANDUVA. In: X Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IV Congresso de Pós-graduação do IFSP, 2019, Sorocaba. 4º Congresso de Pós-Graduação do IFSP, 2019.
FREITAS, G. ; MARASCO JUNIOR, C. A. ; OLIVEIRA, R. C. . Relato de experiência envolvendo a Prática como Componente Curricular: Uma escola nada normal. In: XVI Evento de Educação em Química, 2018, Catanduva. XVI Evento de Educação em Química, 2018.
GANAQUI, L. ; MENIN, O.H. . O tema doenças infecciosas no Ensino Médio. In: 10 Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2019, Sorocaba/SP. Anais do 10 CONICT, 2019.
GOUVEIA, R. C.; BARROS, C. D. . Relatório experimental: uma proposta de interdisciplinaridade entre língua portuguesa e física. In: IV CONEPT, 2018, Araraquara. Anais do CONEPT, 2018.
GOUVEIA, R. C. ; MACEDO, . J. M. M. ; MAZZINI, A. P. . Óptica e Trigonometria: interdisciplinaridade e experimentação no ensino médio. In: IV CONEPT, 2018, Araraquara. ANAIS DO CONEPT, 2018.
HATANAKA, F. Y. ; MENIN, O.H. . Ciência das redes: desenvolvimento e aplicação em propagação epidêmica. In: 11 Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2020, online. Anais do 11 Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2020.
HATANAKA, F. Y. ; MENIN, O.H. . Propagação epidêmica em redes: um projeto de iniciação científica para o ensino significativo de matemática. In: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020, Recife - PE. I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020.
IGUAL, N. F. ; CORDEIRO, M. B. G . ?GÊNEROS DO DISCURSO: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DOS INGRESSANTES EM LICENCIATURA EM LETRAS DO IFSP, DO CÂMPUS SERTÃOZINHO, SOBRE O TEMA?. In: VI SELL ? Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2017, Uberaba- MG. Caderno de Resumos do VI SELL, 2017.
IGUAL, N. F. ; CORDEIRO, M. B. G . CONCEPÇÃO ABSTRATA E PRÁTICA DE GÊNEROS DO DISCURSO PARA OS ESTUDANTES DE LETRAS DO IFSP ? CÂMPUS SERTÃOZINHO. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA, 2017, Itapetininga. Caderno de resumos, 2017.
IGUAL, N. F. ; CORDEIRO, M. B. G . Definições e especificidades de gêneros discursivos apresentados por estudantes de Letras do IFSP Sertãozinho. In: III Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias, 2017, São João da Boa Vista. Caderno de Resumos, 2017.
JORGE, J. P. ; PANTONI, R. P. ; VERSUTI-STOQUE, F. M. . Saúde mental discente e formação docente: uma proposta de pesquisa sobre a saúde mental dos estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio. In: IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (CONEPT), 2018, Araraquara. Anais do IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (CONEPT). São Paulo: EDIFSP, 2018. v. 1. p. 1-6.
LACERDA, J. ; RODRIGUES, R. F. L. . Pesquisa escolar com tecnologia na aula de História no Ensino Médio: intervenção com uso de estratégias de buscas e fontes de informações. In: 4o Congresso Nacional de Educação Poços de Caldas, 2020, Poços de Caldas. Anais do 4o Congresso Nacional de Educação Poços de Caldas, 2020.
LANCA, L. P. ; CALEFI, P. S. . A controvérsia das sacolas plásticas: uma proposta de educação socioambiental no ensino de ciências. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - EPPEQ, 2017, Sertãozinho/SP. Anais do IX EPPEQ, 2017.
MACEDO, :. J. M. M. ; PMENTA, I. F. B. ; BERNAZAN, M. C. ; GOUVEIA, R. C. ; CALIGARI, H. . Conteúdos relacionados aos Semicondutores em cursos de Licenciatura na área de Ciências da Natureza. In: IX EPPEQ., 2017, Sertãozinho. Anais do IX EPPEQ - IFSP campus Sertãozinho - 2017, 2017.
MACHADO, S. M. ; GOUVEIA, R.C. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. In: 4o Conpog, 2019, Sorocaba. Anais do 4o Conpog, 2019.
MAESTRO, R. C. C. ; GOULART, F. ; MENIN, O.H. . Necessidades e interesses de uso da língua inglesa de estudantes do curso técnico de informática integrado ao ensino médio do IFSP, campus Piracicaba. In: 4 Congresso de Pós-graduação do IFSP, 2019, Sorocaba/SP. Anais do 4 CONPOG, 2019.
MARTINS, D. C. ; PANICHELI, B. C. ; RIGATTO, M. C. ; CALVO, R. ; OLIVEIRA, R. C. ; ROMERO, J. H. S. ; BRAGUETTO, L. N. C. . A construção de um jogo didático no Ensino de Química: um relato de experiência envolvendo a Prática como Componente Curricular. In: II IFCiência, 2017, Catanduva. II IFCiência, 2017.
MARTINS, G. F. ; CORDEIRO, M. B. G . OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DO LUGAR NAS PIXAÇÕES. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão - 4º WIPEX, 2019, São Carlos. 4º WIPEX - v.3 (2019) Resumos Expandidos. São Carlos, 2019. v. 3. p. 47-50.
MARTINS, G. F. ; CORDEIRO, M. B. G . MARCADORES CONVERSACIONAIS NA FALA DE IDOSOS: UM ESTUDO QUALITATIVO. In: ENICT Encontro de Iniciação Científica (IV ENICT), 2019, Araraquara. Enict (Anais do IV ENICT), 2019.
MENIN, O.H.; BELLISSIMO-RODRIGUES, F. . Modelo computacional para análise da propagação da febre amarela. In: 4 Congresso de Pós-graduação do IFSP, 2019, Sorocaba/SP. Anais do 4 CONPOG, 2019.
MENIN, O. H.; BAUCH, C. T. . Estimando o 'paciente zero' de um surto epidêmico. In: Segundo Congresso de Pós-graduação do IFSP, 2017, Cubatão, SP. I Jornada do IFSP - Submissões Gerais, 2017.
MOMESSO, A. B. ; GOUVEIA, R. C. . TRANSISTORES DE NANOFIOS DE GERMÂNIO COMO TEMA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA. In: Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2020, Presidente Epitácio. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2020. Presidente Epitácio: IFSP, 2020. v. 11. p. 1-5.
MOMESSO, A. B. ; GOUVEIA, R.C. . KIT DIDÁTICO PARA DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK. In: 10o Conict, 2019, Sorocaba. Anais do 10o Conict, 2019.
MONKOUSCHI, S. D. L. S. ; CORDEIRO, M. B. G . RELATO DE EXPERIÊNCIA: O GÊNERO AUTOBIOGRAFIA E IDENTIDADE DO AUTOR EM SALA DE AULA. In: Workshop de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão -4º WIPEX, 2019, São Carlos. 4º WIPEX - v.3 (2019) Resumos Expandidos, 2019. v. 3. p. 95-98.
MONKOUSCHI, S. D. L. S. ; GAMEIRO, M. B. . Caracterização sociolinguística da estrutura sintática de redações de estudantes do Ensino Médio?. In: I Escola de estudos Linguísticos do GEL (IELING), 2020, on-line. Caderno de resumos do I ELING/GEL. Araraquara: Editora Letraria, 2020. p. 350-352.
MOURA, A. F. B. N. ; DUARTE FILHO, N. F. . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM MÓVEL INTERATIVO PARA O MUSEU TECNOLÓGICO DO CAMPUS DE SERTÃOZINHO. In: CONICT, 2019, Sorocaba - SP. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2019.
OLIVEIRA, R. C.; GOIS, J. . Motivação dos estudantes e docentes dos cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2019, São José do Rio Preto. Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2019.
OLIVEIRA, R. C.. Tabela Periódica em QR Code: uma proposta para trabalhar conceitos químicos utilizando a tecnologia. In: XVI EVEQ - Evento de Educação em Química, 2018, Catanduva. XVI EVEQ - Evento de Educação em Química, 2018.
OLIVEIRA, O. V. ; LIMA, P. G. ; OLIVEIRA, R. C. . Interdisciplinaridade e Facebook: um relato de experiência envolvendo a Prática Como Componente Curricular. In: XVI Evento de Educação em Química, 2018, Araraquara. XVI Evento de Educação em Química, 2018.
OLIVEIRA, V. S. ; GOUVEIA, R. C. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO SOBRE RADIOASTRONOMIA. In: Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2020, Presidente Epitácio. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2020. Presidente Epitácio: IFSP, 2020. v. 1. p. 1-5.
ONUCHIC, L. R. ; MARTINS, E. R. ; LEAL JUNIOR, L. C. . AS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SOB A PESPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS EDUCATION, 2018, Rio Claro/SP. Anais do SITEM. Rio Claro: UNESP, 2018. v. 1.
PEDROSO, I. ; OLIVEIRA, R. C. . Educação Profissional e Tecnológica, Gênero e Sexualidade: uma sequência didática para o Ensino Médio Integrado. In: I Colóquio de Pesquisa e de Produtos Educacionais em EPT, 2018, Sertãozinho. I Colóquio de Pesquisa e de Produtos Educacionais em EPT, 2018.
PMENTA, I. F. B. ; MACEDO, :. J. M. M. ; BERNAZAN, M. C. ; GOUVEIA, R. C. ; CALIGARI, H. . Semicondutores, meio ambiente e a formação de professores das ciências da natureza. In: IX EPPEQ, 2017, Sertãozinho. Anais do IX EPPEQ - IFSP campus Sertãozinho - 2017, 2017.
REIS, J. F. F. S. ; PANTONI, R. P. . Desafios e Possibilidades na Construção do Movimento Estudantil no Ensino Médio Integrado. In: II Congresso de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho, 2019, Sertãozinho. Anais do II Congresso de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho. São Paulo: EDIFSP, 2019. v. 1. p. 1-1.
RODRIGUES, R. F. L.. FRAME BLENDING E METÁFORA CONCEPTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. In: IX Conferência linguística e cognição: diálogos imprescindíveis, 2019, Belo Horizonte. IX Conferência linguística e cognição: diálogos imprescindíveis. Anais, 2020.
Link para acesso à publicação: https://even3.blob.core.windows.net/processos/ca6ecca0936141f997ff.pdf
ROSA, H. M. H. C. ; RODRIGUES, R. F. L. ; PRIETO, G. A. ; GONCALVES, M. C. . Produção pedagógica e tecnológica do MOOC Laletec: letramento acadêmico amplo e dinâmico para a redação científica. In: Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP - Conemac, 2018, Barretos SP. Anais do Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP - Conemac, 2018. v. 5.
Link para acesso à publicação: https://www.researchgate.net/publication/339884506_PRODUCAO_PEDAGOGICA_E_TECNOLOGICA_DO_MOOC_LALETEC_LETRAMENTO_ACADEMICO_AMPLO_E_DINAMICO_PARA_A_REDACAO_CIENTIFICA
SEGALA, F. S. M. ; GOUVEIA, R.C. . INTERDISCIPLINARIDADE E A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS, COMO FERRAMENTAS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS ASPIRANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL. In: 4o CONPOG, 2019, Sorocaba. Anais do 4o CONPOG, 2019.
SICCHIERI, N. B. ; GOUVEIA, R.C. . ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DOS SEMICONDUTORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO COMPARATIVO. In: 10o Conict, 2019, Sorocaba. Anais do 10o Conict, 2019.
SILVA, V. R. ; MENIN, O.H. . Propagação epidêmica em redes: um projeto de iniciação científica para o ensino significativo de matemática. In: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020, Recife - PE. I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020.
SILVA, V. R. ; MENIN, O. H. . Modelo epidêmico SIR com isolamento social. In: 11 Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2020, online. Anais do 11 Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2020.
SILVA, E. C. L. ; PANTONI, R. P. . Proposta de Formação para Processo Inclusivo dos Alunos com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. In: II Congresso de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2019, Sertãozinho. Anais do II Congresso de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2019. v. 1. p. 1-1.
SOUZA, A. N. G. ; MOSSIN, E.A. . A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE APRIMORAMENTO DO COMPORTAMENTO INFORMACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - EPT. In: II Congresso Nacional de Educação, 2018, Poços de Caldas. Anais do II Congresso Nacional de Educação, 2018.
TASQUIN, J. V. ; GOUVEIA, R C . NANOESTRUTURAS DE ÓXIDO DE ZINCO COMO TEMA PARA O ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA. In: Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2020, Presidente Epitácio. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2020. Presidente Epitácio: IFSP, 2020. v. 11. p. 1-5.
TASQUIN, J. V. ; GOUVEIA, R.C. . EQUIPAMENTO PARA EXPERIMENTOS DE ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL. In: 10o Conict, 2019, Sorocaba. Anais do 10o Conict, 2019.
Redes Sociais