I SIMEPT
O I Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste é um evento científico organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e tem como objetivo apresentar à comunidade e, especialmente, aos ingressantes no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado ProfEPT), as possibilidades de elaboração, aplicação e análise de produtos educacionais, além de promover um espaço para discussão a respeito das pesquisas que foram e têm sido realizadas no âmbito do Mestrado ProfEPT das instituições participantes.
PÚBLICO
O público-alvo são os estudantes, egressos e docentes do Mestrado ProfEPT, demais servidores e estudantes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, bem como aqueles que pretendem iniciar ou ampliar seus conhecimentos sobre a organização, as memórias e as práticas educativas da EPT.
CRONOGRAMA
Submissão de Trabalhos |
De 20/06/2021 a 19/07/2021 |
Avaliação dos Trabalhos |
De 01/07/2021 a 13/08/2021 |
Entrega da Versão Final |
Até 20/08/2021 |
Divulgação do Resultado da Avaliação |
27/08/2021 |
Divulgação das Salas e Horários de Apresentação |
Até 10/09/2021 |
Inscrição de Ouvintes |
Até 21/09/2021 |
Realização do Evento |
22/09/2021 |
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO
Apresentação de comunicação oral virtual:
Serão avaliados os 48 primeiros resumos recebidos pela comissão organizadora do evento através do sistema de inscrição (o link será disponibilizado em breve). Será aceita apenas uma submissão feita pelo primeiro autor. Demais autores podem realizar mais de uma submissão.
O resumo deverá ser encaminhado seguindo o modelo disponível em https://drive.ifsp.edu.br/s/raJXErk6rpWJALE e a submissão deve ser realizada na plataforma específica, no link http://simept.ti.srt.ifsp.edu.br/, até as 23h59min da data prevista no cronograma.
Os resumos serão analisados por comissão avaliadora, sendo possível a solicitação de correções. A versão final do resumo, com as devidas correções, deve ser encaminhada à comissão organizadora dentro do prazo previsto no cronograma.
Os trabalhos aprovados serão organizados em salas de apresentação virtual. As normas específicas para as apresentações bem como a organização das salas serão informadas aos participantes conforme previsto no cronograma. Cada sala virtual contará com a presença de avaliadores, responsáveis por analisar as apresentações e promover os debates sobre os temas abordados.
Com base na avaliação das apresentações, alguns trabalhos serão selecionados e convidados para serem publicados, de forma completa, na revista Iluminart, do IFSP Campus Sertãozinho.
Ouvintes:
É permitida a participação no evento como ouvinte. A inscrição para esta modalidade pode ser feita até as 23h59min da data prevista no cronograma, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado após a distribuição dos trabalhos nas salas de Comunicação Oral.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
22 DE SETEBRO DE 2021 - 16H
Organização dos Espaços Pedagógicos na EPT
Link de acesso para sala: https://meet.google.com/ptv-npcq-pj
Coordenação de cursos no ensino médio e técnico: apontamentos históricos sobre o cenário paulista Cristiano Pereira da Silva e Paulo Roberto Prado Constantino |
Dificuldades para a prevenção ao uso de álcool e outras drogas Debora Cavalcante da Silva e Denise De Micheli |
Educação de Jovens e Adultos e o acesso aos Programas de Assistência Estudantil no IFES Cibelle Zanforlin Cesconetto, Maria Jose de Resende Ferreira e Aldo Rezende |
Educação financeira: uma análise comparada dos currículos de ensino técnico integrado ao médio nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo Adriana Bertoldi Carretto de Castro e Paulo Roberto Prado Constantino |
Percepções da EPT e a construção de um acervo bibliográfico: uma análise do campus Itapetininga do IFSP Lívia Ferreira de Oliveira e Andre Luis Dias |
Bases Conceituais da EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/gfn-szvu-aqx
A Educação Profissional e Tecnológica e os Objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Eniete de Oliveira Campos Furtado e Alex Fernandes da Veiga Machado |
Entre o Humanismo e o Tecnicismo: a Educação Profissionalizante no Colégio Pedro II (1971-2013) |
O Ensinar pela Pesquisa na Educação Profissional E Tecnológica |
Oficina didático-pedagógica com o filme 'The Wall' para a formação crítico-reflexiva de professores do ensino básico conforme preceitos da educação politécnica. |
Diversidade e Inclusão na EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/mkg-mtoz-uif
A Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Técnico: um Estudo de Caso no Curso Técnico em Eletrotécnica, IFSUDESTEMG - Campus Juiz de Fora Maria Rita dos santos e Lucas Labigalini Fuini |
Desafios de Reconhecimento e de Potencialização do Patrimônio Histórico e Cultural de Matriz Afrodescendente na Comunidade de Araçatiba, Viana- ES. |
Educação patrimonial para o turismo cultural em territórios quilombolas no Espírito Santo: contribuições para estudantes do curso de Guia em Turismo do Proeja Ifes Campus Vitória |
Equidade no ensino técnico paulista: apontamentos iniciais sobre as matrículas de alunos pretos e pardos nas Escolas Técnicas Estaduais |
População imigrante e educação intercultural na educação profissional e tecnológica, uma perspectiva de internacionalização na formação continuada |
Integração Curricular na EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/dgk-dqgc-kjd
A Sequência Didática Interativa na aprendizagem do inglês mediada pela música Aldenice de Jesus Cardoso de Almeida e Camila Lima Santana e Santana |
Arte e Ciências da Natureza: proposta de atividade interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica Daniela de Oliveira e Riama Coelho Gouveia |
Educação para a Cidadania Fiscal na Educação Profissional E Tecnológica: um Contributo para a Formação Integral dos Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica Maria Rita dos santos e Lucas Labigalini Fuini |
Elaboração de Unidade Didática Integrada para Educação Profissional e Tecnológica a Partir de Grupo Colaborativo José Maurício Ortiz batista e Paulo Sérgio Calefi |
Uma Proposta de sequência didática para alunos do ensino médio integrado em automação industrial acerca das tecnologias da Indústria 4.0 e impactos na sociedade Mariana Calaon Criscolin Vieira e Andre Luis Dias |
Linguagens e Mídias Sociais na EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/zkj-jedb-zgw
Análise de “Fake News” para Promoção do Letramento Midiático Luana Costa Santos |
Atividade didática sobre Fake News e Google Acadêmico na Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos Andreza de Souza Fernandes e Riama Coelho Gouveia |
Caminhos para a leitura do romance na sala de aula Selma Amaral de Freitas e Maria Beatriz Gameiro Cordeiro |
Histórias em quadrinhos e ensino médio integrado Marcelo de Godoy Domingues e Juliana Piunti |
O uso da música em EPT: uma oficina pedagógica no Ensino Médio Integrado Edgar Flávio de Oliveira e Olavo H. Menin |
Metodologias de Ensino para a EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/wja-tixz-mop
As Contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem do aluno da educação profissional e tecnológica: Revisão de literatura. Ariani Delôr Silva e Raquel Vidigal Santiago |
A Elaboração e Aplicação de Produtos Educacionais Confeccionados a Partir da Plataforma “Kahoot” no Ensino Remoto de Ciências em Tempos de Pandemia José Gleison G. Capistrano, Patrícia Campelo do A. Façanha e Eduardo da Silva Pereira |
Bingo Matemático das Frações: um jeito de ensinar em tempos de pandemia Gisele Aparecida Coutinho Dias, Tatiana Martins Dias e Liliane Martinez Antonow |
O Jogo de Xadrez no Ensino Médio: possibilidade de ruptura de uma concepção Elitizada Paulo Giovane Martins |
Role-play como Ferramenta para a Educação Ambiental na Formação Integral Thaisa Cristina Diniz e Paulo Sérgio Calefi |
Redes Sociais