Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I SIMEPT

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 12h36
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 00h03
imagem sem descrição.

O I Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste é um evento científico organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e tem como objetivo apresentar à comunidade e, especialmente, aos ingressantes no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado ProfEPT), as possibilidades de elaboração, aplicação e análise de produtos educacionais, além de promover um espaço para discussão a respeito das pesquisas que foram e têm sido realizadas no âmbito do Mestrado ProfEPT das instituições participantes.

 

PÚBLICO

O público-alvo são os estudantes, egressos e docentes do Mestrado ProfEPT, demais servidores e estudantes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, bem como aqueles que pretendem iniciar ou ampliar seus conhecimentos sobre a organização, as memórias e as práticas educativas da EPT.

 

CRONOGRAMA 

Submissão de Trabalhos

De 20/06/2021 a 19/07/2021

Avaliação dos Trabalhos

De 01/07/2021 a 13/08/2021

Entrega da Versão Final

Até 20/08/2021

Divulgação do Resultado da Avaliação

27/08/2021

Divulgação das Salas e Horários de Apresentação

Até 10/09/2021

Inscrição de Ouvintes

Até 21/09/2021

Realização do Evento

22/09/2021

 

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO/INSCRIÇÃO 

Apresentação de comunicação oral virtual:

Serão avaliados os 48 primeiros resumos recebidos pela comissão organizadora do evento através do sistema de inscrição (o link será disponibilizado em breve). Será aceita apenas uma submissão feita pelo primeiro autor. Demais autores podem realizar mais de uma submissão.

O resumo deverá ser encaminhado seguindo o modelo disponível em https://drive.ifsp.edu.br/s/raJXErk6rpWJALE e a submissão deve ser realizada na plataforma específica, no link http://simept.ti.srt.ifsp.edu.br/, até as 23h59min da data prevista no cronograma.

Os resumos serão analisados por comissão avaliadora, sendo possível a solicitação de correções. A versão final do resumo, com as devidas correções, deve ser encaminhada à comissão organizadora dentro do prazo previsto no cronograma.

Os trabalhos aprovados serão organizados em salas de apresentação virtual. As normas específicas para as apresentações bem como a organização das salas serão informadas aos participantes conforme previsto no cronograma. Cada sala virtual contará com a presença de avaliadores, responsáveis por analisar as apresentações e promover os debates sobre os temas abordados.

Com base na avaliação das apresentações, alguns trabalhos serão selecionados e convidados para serem publicados, de forma completa, na revista Iluminart, do IFSP Campus Sertãozinho.

Ouvintes:

É permitida a participação no evento como ouvinte. A inscrição para esta modalidade pode ser feita até as 23h59min da data prevista no cronograma, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado após a distribuição dos trabalhos nas salas de Comunicação Oral.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
22 DE SETEBRO DE 2021 - 16H

 

Organização dos Espaços Pedagógicos na EPT
Link de acesso para sala: https://meet.google.com/ptv-npcq-pj

Coordenação de cursos no ensino médio e técnico: apontamentos históricos sobre o cenário paulista

Cristiano Pereira da Silva e Paulo Roberto Prado Constantino

Dificuldades para a prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Debora Cavalcante da Silva e Denise De Micheli

Educação de Jovens e Adultos e o acesso aos Programas de Assistência Estudantil no IFES

Cibelle Zanforlin Cesconetto, Maria Jose de Resende Ferreira e Aldo Rezende

Educação financeira: uma análise comparada dos currículos de ensino técnico integrado ao médio nas Escolas Técnicas Estaduais  de São Paulo

Adriana Bertoldi Carretto de Castro e Paulo Roberto Prado Constantino

Percepções da EPT e a construção de um acervo bibliográfico: uma análise do campus Itapetininga do IFSP

Lívia Ferreira de Oliveira e Andre Luis Dias

 

Bases Conceituais da EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/gfn-szvu-aqx

A Educação Profissional e Tecnológica e os Objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Eniete de Oliveira Campos Furtado e Alex Fernandes da Veiga Machado

Entre o Humanismo e o Tecnicismo: a Educação Profissionalizante no Colégio Pedro II (1971-2013)
Bruno Peres Lima e Adjovanes Thadeu Silva de Almeida

O Ensinar pela Pesquisa na Educação Profissional E Tecnológica
Márcio Tietz Monteiro  e Renata Gomes de Jesus

Oficina didático-pedagógica com o filme 'The Wall' para a formação crítico-reflexiva de professores do ensino básico conforme preceitos  da educação politécnica.
Silvana S. Baratto e Olavo H. Menin

 

Diversidade e Inclusão na EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/mkg-mtoz-uif

A Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Técnico: um Estudo de Caso no Curso Técnico em Eletrotécnica, IFSUDESTEMG - Campus Juiz de Fora

Maria Rita dos santos e Lucas Labigalini Fuini

Desafios de Reconhecimento e de Potencialização do Patrimônio Histórico e Cultural de Matriz Afrodescendente na Comunidade de Araçatiba, Viana- ES.
Sidney Rodrigues, Maria José de Resende Ferreira e Aldo Rezende

Educação patrimonial para o turismo cultural em territórios quilombolas no Espírito Santo: contribuições para estudantes do curso de Guia em Turismo do Proeja Ifes Campus Vitória
Martha Shauana Batista Santana, Maria José Resende Ferreira e Aldo Rezende

Equidade no ensino técnico paulista: apontamentos iniciais sobre as matrículas de alunos pretos e pardos nas Escolas Técnicas Estaduais
Paulo Roberto Prado Constantino

População imigrante e educação intercultural na educação profissional e tecnológica, uma perspectiva de internacionalização na formação continuada
Yuri Ribeiro Moleiro e Amanda Ribeiro Vieira

 

Integração Curricular na EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/dgk-dqgc-kjd

A Sequência Didática Interativa na aprendizagem do inglês mediada pela música

Aldenice de Jesus Cardoso de Almeida e Camila Lima Santana e Santana

Arte e Ciências da Natureza: proposta de atividade interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica

Daniela de Oliveira e Riama Coelho Gouveia

Educação para a Cidadania Fiscal na Educação Profissional E Tecnológica: um Contributo para a Formação Integral dos Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica

Maria Rita dos santos e Lucas Labigalini Fuini

Elaboração de Unidade Didática Integrada para Educação Profissional e Tecnológica a Partir de Grupo Colaborativo

José Maurício Ortiz batista e Paulo Sérgio Calefi

Uma Proposta de sequência didática para alunos do ensino médio integrado em automação industrial acerca das tecnologias da Indústria 4.0 e impactos na sociedade

Mariana Calaon Criscolin Vieira e Andre Luis Dias

 

Linguagens e Mídias Sociais na EPT
Link de acesso para a sala: https://meet.google.com/zkj-jedb-zgw

Análise de “Fake News” para Promoção do Letramento Midiático

Luana Costa Santos

Atividade didática sobre Fake News e Google Acadêmico na Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos

Andreza de Souza Fernandes e Riama Coelho Gouveia

Caminhos para a leitura do romance na sala de aula

Selma Amaral de Freitas e Maria Beatriz Gameiro Cordeiro

Histórias em quadrinhos e ensino médio integrado

Marcelo de Godoy Domingues e Juliana Piunti

O uso da música em EPT: uma oficina pedagógica no Ensino Médio Integrado

Edgar Flávio de Oliveira e Olavo H. Menin

 

Metodologias de Ensino para a EPT
Link de acesso para a sala:  https://meet.google.com/wja-tixz-mop

As Contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem do aluno da educação profissional e tecnológica: Revisão de literatura.

Ariani Delôr Silva e Raquel Vidigal Santiago

A Elaboração e Aplicação de Produtos Educacionais Confeccionados a Partir da Plataforma “Kahoot” no Ensino Remoto de Ciências em Tempos de Pandemia

José Gleison G. Capistrano, Patrícia Campelo do A. Façanha e Eduardo da Silva Pereira

Bingo Matemático das Frações: um jeito de ensinar em tempos de pandemia

Gisele Aparecida Coutinho Dias, Tatiana Martins Dias e Liliane Martinez Antonow

O Jogo de Xadrez no Ensino Médio: possibilidade de ruptura de uma concepção Elitizada

Paulo Giovane Martins

Role-play como Ferramenta para a Educação Ambiental na Formação Integral

Thaisa Cristina Diniz e Paulo Sérgio Calefi

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página